segunda-feira, 7 de abril de 2008

PROJETO UMA PROSA SOBRE VERSOS


A cidade de Maracás, também conhecida como Cidade das Flores, tem dado uma atenção especial para a educação e cultura, seja através da realização do projeto Pétalas, no qual se apresentam artistas de todas as vertentes, tanto da zona urbana como da zona rural, ou a criação uma frondosa trilha na nascente do rio Jiquiriçá. Essas iniciativas aliadas a uma orientação pedagógica, além de despertar a consciência do coletivo para a preservação da natureza e sua fruição, têm também despertado outros interesses, como é o caso da leitura, sobretudo de autores baianos contemporâneos, tanto de prosa como de poesia.
E seguindo essas diretrizes, o professor e poeta Edmar Vieira, diretor de cultura do município, idealizou o Projeto Uma Prosa Sobre Versos, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura junto à Prefeitura Municipal de Maracás. O projeto apresenta ao público de Maracás nomes representativos da poesia contemporânea da Bahia. A estréia de Uma Prosa Sobre Versos foi no dia 14 de março, quando Auditório Municipal de Maracás recebeu mais de 600 pessoas que assistiram atentamente a apresentação do jovem e premiado poeta Cleberton Santos. A próxima apresentação vai acontecer no dia 11 de abril, com o poeta Elizeu Moreira Paranaguá.
Elizeu Moreira Paranaguá nasceu na cidade de Castro Alves, em 1963. Reside em Salvador desde 1981. Publicou os livros Poema Terra Castro Alves(1992) e O Fogo do Invisível (2006). Participou das antologias Sete Cantares de Amigos (2003) e Concerto Lírico a Quinze Vozes (2004). Idealizou e coordenou os projetos Imagem do Verso (2000/2001) e Expressão da Poesia (2003/2006), em Salvador.
O projeto vai até o mês de setembro, e além de Cleberton Santos e Elizeu Moreira Paranaguá, os próximos poetas a se apresentarem serão Lita Passos, Antonio Carlos de Oliveira Barreto, Roberval Pereyr, Rita Santana e José Inácio Vieira de Melo.
Cada apresentação conta com a participação de músicos da cidade de Maracás e com um recital de poemas do autor de cada mês, apresentado pelo Grupo Concriz, que conta com a direção do poeta e professor Vitor Nascimento Sá. O Grupo Concriz tem conquistado um grande respaldo da sociedade maracaense, pelo rigor técnico e pelo encanto dos seus recitais, nos quais a palavra poética é transmitida para a platéia com toda a sua força de expressão e o respeito que merece.
O Projeto Uma Prosa Sobre Versos acontece no Auditório Municipal de Maracás, começando sempre às 19h 30min, com entrada franca, sempre em uma sexta-feira de cada mês.

Programação:

14/03/2008 – CLEBERTON SANTOS
11/04/2008 – ELIZEU MOREIRA PARANAGUÁ
09/05/2008 – LITA PASSOS
06/06/2008 – ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA BARRETO
11/07/2008 – ROBERVAL PEREYR
08/08/2008 – RITA SANTANA
05/09/2008 – JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO

Mais informações:
Edmar Vieira – (73) 3533 2080 – edmarvieira1@gmail.com

2 comentários:

André Galvão disse...

Grande José Inácio! Parabéns pelo projeto, pelo blog, enfim, por toda a movimentação cultural que você promove, através das suas inciativas, dos seus poemas, da sua presença. Muita força, continue trilhando esse caminho iluminado! Um forte abraço!
http://diretonamemoria.zip.net

Anônimo disse...

Inácio...
passei aki pra te dar parabéns por tudo q vem fazendo... seus poemas são muito bons e espero que eles possam fazer muito sucesso por esse mundo a fora...
Muito sucessoo....
Abraços...

Ana Caroline