sábado, 20 de setembro de 2008

VERÔNICA DE VATE: CLEBERTON SANTOS

CLEBERTON dos SANTOS
1979 – Nasce em Propriá – Sergipe, em 14 de maio, na Rua do América, filho de Helena dos Santos Feitosa e José Francisco dos Santos (Maria Zuleide Nunes dos Santos e Juraci Barbosa Nascimento).
1987 - Ingressa na 1ª série da Escola de 1º Grau Graccho Cardoso, em Propriá.
1991 – Transfere-se na 5ª série para a Escola de 1º e 2º Graus Joana de Freitas Barbosa (Polivalente), em Propriá.
1993 – Transfere-se na 7ª série para a Escola de 1º e 2º Graus Fundação Bradesco, em Propriá.
1995 – Transfere-se para o Colégio Diocesano de Propriá, onde cursa o Magistério.
1997 – Forma-se em Magistério de 1º Grau da 1ª a 4ª série. Participa, pela primeira vez, do Concurso de Poesia Falada de Propriá. Publica três poemas na Antologia Literária “Analecto”, lançada em Aracaju-SE.
1998 – Em 1º de junho, falece sua mãe Helena dos Santos Feitosa. Muda-se para Candeias – Bahia. Participa do Concurso de Poesia Falada de Propriá (a poesia “O Poeta” recebe o prêmio de segundo lugar, no valor de 150,00).
1999 – Ingressa na Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia, onde cursa Licenciatura em Letras Vernáculas. Participa do Concurso de Poesia Falada de Propriá.
2000 – Participa do Concurso de Poesia Falada de Propriá. Publica o livro de poemas “Ópera Urbana”, pelas edições MAC – Feira de Santana / BA. Participa da “Antologia de Contos do Prêmio Literário TAP – Redescobrindo o Brasil aos 500 anos”, publicada no Rio de Janeiro pela Record. Participa do espetáculo teatral “A vida de Aluisio Resende”, em Feira de Santana (representando o poeta Aluisio Resende).
2002 – Casa-se com Lílian Almeida de Oliveira Lima e passa a morar em Feira de Santana. Vencedor do Prêmio Escritor Universitário Alceu Amoroso Lima – Academia Brasileira de Letras / Rio de Janeiro. Passa a colaborar com cadernos culturais e revistas literárias.
2003 – Forma-se no curso de Letras Vernáculas - UEFS.
2004 – Ingressa no Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural – UEFS.
Participa do recital Caruru dos 7 poetas, Salvador, coordenado pelo poeta João de Moraes Filho e Luisa Mahin.
Publica na revista iararana 9, de Salvador.
Convidado do Projeto Malungos, realizado em Salvador e coordenado pela poeta Vanessa Buffone.
2005 – Convidado do Projeto Poesia na Boca da Noite, realizado em Salvador e coordenado pelo poeta José Inácio Vieira de Melo.
Convidado do Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia, setembro, Salvador, coordenado pelos editores da revista iararana.
Vencedor do Projeto de Arte e Cultura Banco Capital, ano IV, na categoria Literatura (poesia).
Convidado do Café Literário do III Congresso de Educação de Vitória da Conquista, outubro, coordenado pelo poeta Adriano Eysen.
Convidado do Caruru dos 7 Poetas, Cachoeira, outubro, coordenado pelo poeta João de Moraes Filho.
Convidado para palestrar na Escola Fundação Bradesco, em Propriá – SE, 27 e 28 de outubro.
Convidado do Projeto Imagem do Verso, 23 de outubro, Salvador, coordenado pelo poeta Elizeu Moreira Paranaguá.
Lança o livro Lucidez Silenciosa (poesia), em Salvador, 30/10/2005.
Lança o livro Lucidez Silenciosa (poesia), em Feira de Santana, 10/12/2005.
O poema “Infância” recebe MENÇÃO HONROSA no Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
2006 – Defesa da Dissertação de Mestrado intitulada “Nas entranhas da cidade (estudo da lírica urbana de Reynaldo Valinho Alvarez)” no Programa de Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana.
19/04/2006 – Lançamento do livro Lucidez Silenciosa, em Aracaju, na Assembléia Legislativa de Sergipe. Evento organizado pela poeta e jornalista Ilma Fontes.
02/05/2006 – Toma posse no cargo de Professor Substituto de Língua Portuguesa de 1º e 2º Graus no CEFET – Valença, Bahia.
23/09/2006 – Participa do Caruru dos 7 Poetas (3 edição), em Cachoeira - BA.
29/09/2006 – Lançamento do livro Lucidez Silenciosa, em Valença, durante a II Semana do Turismo Valença. O evento foi realizado pelo CEFET – Valença.
25/10/2006 – Lançamento do livro Lucidez Silenciosa, na UESC – Ihéus/BA, durante o VII Seminário Internacional de Literaturas Luso-Afro-Brasileiras, a convite da Prof. Daniela Galdino. 09/11/2006 - Lançamento do livro Lucidez Silenciosa, no Café Literário, durante o IV Congresso de Educação de Vitória da Conquista / BA. Coordenação do poeta Adriano Eysen.
10/11/2006 - Lançamento do livro Lucidez Silenciosa, no projeto Papo Lírico, durante a Semana de Letras da UESB, Campus de Jequié / BA. Coordenação da Profª Valéria Mota.
10/04/2007 – Toma posse no cargo de Professor de Língua Portuguesa de 1º e 2º Graus no Colégio Estadual Governador Luis Viana Filho, lotado na Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
14/05/2007 – Recebe o Prêmio WALY SALOMÃO da Academia de Letras de Jequié.
2008 – Publica três poemas na Revista Poesia Sempre (Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional).


AMANHÃ
Para José Inácio Vieira de Melo


Contemplar o amanhã sem vê-lo
apascentar memórias de um mundo antigo
enquanto ossos e sombras insones
repousam submersas em solo marítimo.

Contemplar o amanhã sem detê-lo
em sua voracidade de amanhecer.


CLEBERTON SANTOS

Nenhum comentário: