quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PROJETO COM A PALAVRA O ESCRITOR - JIVM

26 de novembro de 2008
Fotos: Ricardo Prado

Hoje completa um ano que participei do projeto Com a Palavra o Escritor, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, em Salvador. Foi exatamente no dia 26 de novembro de 2008, das 17 às 20 horas. A convite da poeta Myriam Fraga, diretora executiva da instituição, tive a satisfação de viver momentos de alegria ao lado de vários amigos. Fui apresentado pela escritora Eliana Mara Chiossi, professora doutora do Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que fez a leitura do ensaio "Um cavaleiro andante pelo céu da poesia". Para abrilhantar ainda mais o evento, a cantora Carla Visi, o ator Jackson Costa e os escritores Carlos Barbosa e Edmar Vieira fizeram leituras de poemas meus. O fotógrafo Ricardo Prado, artista das lentes, foi quem fez o registro do evento, além de levar sua presença amiga. Foi uma noite inesquecível, na qual falei da minha vivência de poeta, dos meus livros e do papel que desempenho como produtor cultural. Abaixo, segue o texto de apresentação de Eliana Mara Chiossi, recheado de fotos do evento, feitas por Ricardo Prado.


UM CAVALEIRO ANDANTE PELO CÉU DA POESIA
Por Eliana Mara Chiossi

De vez em quando é bom voltar ao dicionário, para recordar, lembrar com o coração, o sentido das palavras que usamos muitas vezes de modo descuidado. Reverência é, segundo o dicionário Aurélio, “respeito às coisas sagradas, respeito, acatamento, veneração, saudação respeitosa com inclinação do busto para a frente (as mulheres também dobram os joelhos)”. Quero transpor para a palavra o desenho deste gesto, de um corpo que se curva ao que venera, demonstrando meu senso de reverência, por esta data e pelo que este acontecimento fala de mim e de Inácio e de nossa amizade. Fui convidada para esta celebração da palavra, para apresentar o poeta José Inácio Vieira de Melo. E é neste lugar de reverência que o faço. Para retirar, logo de início, qualquer ruído de entendimentos: não estou aqui travestida de encomiasta, de quem se pode esperar todo um discurso laudatório e elogioso e com freqüência, vazio. Não estou aqui porque preciso elogiar. Estou aqui porque quero elogiar. A ocasião pede reverência. O ambiente pede lisura. O afeto pede a delicadeza no trato. A poesia de José Inácio me deu todas as razões.

JIVM, Myriam Fraga e Mayrant Gallo

O que me importa na biografia de Inácio, e já há uma síntese dos seus 40 anos no convite para este evento é começar dizendo que acho lindo o nome do lugar onde ele nasceu: Olho d´água do Pai Mané. Gosto de saber que ele é nordestino. E que um de seus poeta preferidos é João Cabral de Melo Neto. Me interessa sua solidariedade. Me agrada seu jeito sincero demais de ser. De vez em quando, quase brusco. Gosto do jeito como ele sabe ajeitar as cenas da cultura e da poesia desde o lugar onde vive. Gosto de saber que ele transita bem pela internet, nessa rede que aproxima muito rapidamente pessoas tão afins. Saiu de Maceió e veio morar na Bahia, mas mora sempre, sempre, é na roça mesmo, onde estão seus pés, olhos e coração.

Ruy Espinheira Filho e Myriam Fraga

Os lugares que ocupamos dizem de nós, dizem das nossas escolhas e filiações e explicam os encontros, as redes que compomos. Estar aqui hoje, tendo a honra de apresentar o poeta, de anteceder a sua fala, é ocupar um lugar na história de José Inácio, fazer parte da sua trajetória. Nosso encontro pessoal é muito recente e aconteceu por acaso. Sou professora colaboradora no programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da UEFS e, em outubro deste ano, há quase um mês, fui ministrar aulas, no curso de Mestrado, de um dos três módulos da disciplina Sertão: ficção e cultura. Ao ver a lista com o nome dos alunos, encontrei o nome de José Inácio e fiquei surpresa porque iria conhecer pessoalmente uma figura que já circulava na minha rotina, enquanto professora, escritora e leitora. Participei de um sarau organizado por ele, recebia sempre poesias de sua autoria e de outros autores através da internet, lia sua coluna na revista digital Cronópios e já havia trabalhado com a antologia por ele organizada, de novos e jovens autores baianos, além de conhecer seu trabalho na revista Iararana. Após alguns encontros, uma afinidade foi sendo estabelecida, até que numa viagem de retorno a Salvador, Inácio me convidou para apresentá-lo nesta noite. O pedido era, na verdade, uma abertura afetiva, uma proposta de parceria. Dias depois, eu tinha em minhas mãos todos os poemas de José Inácio, com alguns dos principais textos críticos sobre sua obra e passei a manter contato com as suas poesias diariamente. E havíamos combinado que se eu não me sentisse confortável de fazer a apresentação, ele escolheria outra pessoa. Estava implícito que, se eu não gostasse das poesias, poderia declinar do convite.

André Guerra, Gabriel Gomes, André Telles e JIVM

Estar aqui tem a ver com o fato de ter gostado, e mais que isso, de ter me identificado com a poesia dele. Não teria sentido estar aqui para algo diferente disso. Não é proibido dizer que não gosto de tudo que José Inácio escreveu nos quatro primeiro livros, não é proibido dizer que prefiro os dois últimos e aproveito poucos poemas de Códigos do Silêncio e Decifração de Abismos. Mas reafirmo que estou aqui para o trabalho da reverência. E o sentido exato de reverência tem a ver com o sentimento genuíno de admiração e respeito. Quero saudar o poeta, ao apresentá-lo aqui, ao preparar o ambiente para que chegue com sua palavra, dizendo antes da minha admiração pela sua escrita.

Myriam Fraga

A cada lançamento de seus livros, José Inácio recebeu tratamento especial por parte da crítica. Autores como Ruy Espinheira Filho, Gerardo Mello Mourão, Nelly Novaes Coelho, entre outros, abordam aspectos de sua poesia, numa visível coerência entre si. Em linhas gerais, todos destacam a temática da representação do sertão, do misticismo, do ambiente rural, falam da dicção poética singular que funde linguagem popular e uso de formas clássicas da tradição ocidental. Conforme Ruy “Que se compreenda bem: o mesmo que José Inácio permanece sendo, em sua atmosfera, não significa mesmice de sua obra. O segundo livro não é igual ao primeiro. O poeta, nos meses que se passaram, foi naturalmente amadurecendo. O mesmo, no caso, é referente, digamos assim, ao caráter lírico, que se mostra sólido em seus valores, suas raízes, suas fontes. O que é uma importante indicação, pois só poetas menores, de obras mais artificiosas do que artísticas, vivem mudando a cada livro, a cada instante, muitas vezes para pior, acabando por nada deixar de vigoroso, de denso, de significativo. Só conseguem, estes, enganar os tolos, pois apenas os tolos confundem artimanhas com arte. Em suma, José Inácio possui essas raízes, essas fontes, e delas retira uma poesia muito pessoal.”

Eliana Mara Chiossi e JIVM

Numa fala de Antonio Naud Junior, ele diz: “(...) E o que leva um homem como José Inácio Vieira de Melo a escrever empenhadamente versos? Talvez creia que só a palavra é o caminho. No mundo terrível à sua volta, nele, não detém – o poeta procura colocar a palavra que sussurre ao vento o próprio tempo. A poesia deste autor sensível, tecida com os fios da memória, forma uma esteira aveludada de sensações exatas. Desse lirismo arrojado surgem vozes sentidas, ardentes, feridas, inflamadas, anunciadas numa paisagem rural formosa e dilacerante em suas intenções espontâneas.”

Eliana Mara Chiossi

Nas entrevistas concedidas, José Inácio reforça as palavras dos críticos. Uma das suas frases sempre citada é: “Sou completamente poeta, mas não um poeta completo.” Ele mesmo se declara como uma pessoa da roça, origem que não abandona nunca. Sobre ser poeta diz: “comecei a me aceitar como poeta, pois não tinha outra opção – nasci com esta praga sagrada”. Declara as influências recebidas de João Cabral, Gerardo Mourão, Drummond e Bandeira e assume a presença da vivência de suas raízes sertanejas.

Eliana Mara, JIVM e a seleta platéia do projeto Com a Palavra o Escritor

Apresentar um poeta conhecido e respeitado, mas ainda jovem na idade e na trajetória enquanto poeta, é um desafio, mas também é sempre uma oportunidade de retomar nossa própria história com a poesia. Minha preferência, inicial, enquanto leitora, sempre foi pela prosa. Aos poucos fui descobrindo que a poesia instalava em mim uma outra inquietação, quase uma perturbação. Até chegar o momento de meu encontro com a constelação da escrita de Clarice Lispector, ponto de partida para a compreensão de que a divisão entre prosa e poesia não me interessava. O que me mobilizava era a escrita na sua rotação e vertigem, para além das fronteiras dos gêneros. Nesse contato quase intensivo com a poesia de José Inácio, nas vésperas de cumprir o ritual de sua apresentação, fui em busca do que me mobilizava na sua escrita. Deixando registrado até aquilo que não me interessava, poemas que eu não guardaria. E decidi destacar os pontos de interesse, nesse universo peculiar da sua escrita, a fim de quem sabe identificar as regularidades, traços de uma dicção pessoal, fulgurações únicas.

José Inácio Vieira de Melo

Os primeiros livros de José Inácio não me agradam muito. Gosto de alguns poemas, apenas. Coincidentemente, os mesmos que depois o poeta vai reapresentando nos livros A terceira romaria e A infância do centauro. Mas os primeiros livros de José Inácio me agradam, quando me entregam uma cifra do seu percurso. Um poeta que vai me agradando cada vez mais a cada livro. Na letra de “Romaria”, música composta por Renato Teixeira, os versos de abertura dizem:

É de sonho e de pó
O destino de um só
Feito eu perdido
Em pensamentos
Sobre o meu cavalo

É de laço e de nó
De jibeira o jiló
Dessa vida
Cumprida a só

Eliana Mara Chiossi e JIVM

Este quadro, a meu ver, decifra metaforicamente, a escrita de José Inácio até A infância do Centauro, que opera uma síntese do que vem sendo trabalhado desde o primeiro livro. A sua escrita grifa também sua andança entre a roça e a cidade. E sua vivência rural não é contigente, mas instituinte, o rural é aquilo que lhe constitui enquanto sujeito.

Edmar Vieira recitando o poema Jardim dos mandacarus

Na poesia dele, há um mapeamento de perguntas sobre a existência. Uma existência cravada no trânsito entre a cidade e o interior nordestino, mas cujo arco pode ser estendido aos questionamentos da existência em outras paragens. E esse homem telúrico, cuja biografia o localiza no mapa nordestino, com seu trabalho identifica as paragens, alça vôo, no seu cavalo, para falar a todos os que acreditam na remissão possível pela ligação com a terra e com suas lições. Dar voz e nome aos vaqueiros, "Ciço Cerqueiro", pais e mães compondo esta lembrança.

JIVM e Carla Visi, que recitou o poema Jardim das algarobeiras

Qual pátria comum, onde todos esses personagens se encontram, que é o destino dos peregrinos e romeiros? seria a pátria da felicidade? a pátria da fraternidade? Ainda que tudo seja uma busca incessante, uma utopia movente e seus resíduos de uma quimera a nunca ser alcançada.

Jackson Costa recitando o poema Romaria para um público atento

Até o ponto de encontro com a cidade utópica de Bandeira, a Pasárgada desejada, que ele retoma no poema "Rural", que eu leio:

Eu vou pra roça, ajudar o dia a amanhecer,
chamar os bezerros pelos nomes de suas mães
e ver a vacaria apojar
e sentir a chuva de leite em meus olhos.

Eu vou pra roça, lá Manoel é Mané
e a única máscara são os calos de suas mãos:
- mãos encardidas de leite.

Eu vou pra roça, começar o dia com um sorriso.
Meu cavalo e eu - Centauro do Sertão -
sairemos campo afora
apascentando a boiada, o milharal, o açude.

E os cajus haverão de destravar as fronteiras
e ouvirei o canto das patativas se estender até Assaré
e me entenderei com as beldroegas
e compreenderei a labuta das formigas.

Das quedas, trarei a lição do levantar
e seguirei pela vida ao lado de meu irmão.
Eu vou pra roça, lá o documento é a palavra.

Carlos Barbosa recitando o poema Gênese. Ao lado: Eliana Mara e JIVM

O mundo, em tese, está disponível para todos que o habitam, na sua conformação idêntica. Existe um mundo apenas. Mas há, em cada poeta que se firma, uma leitura do mundo, que nos obriga a alguns ajustes na nossa própria conformação. Se o convite é aceito, um poeta pode ser o guia para nos perdermos ou nos encontrarmos. O mundo, como descrito pelo poeta, pode ser muito similar ao que já existe para nós, mas o modo de ver e estar sempre se altera, a cada imagem ou metáfora que nos é entregue. Na oscilação constante de reiteração ou ruptura, o mundo de José Inácio me faz ver o que o mundo é para mim, e me desafia.

Zé Inácio cantando uma toada e soltando um aboio

Há uma forte marca de pensamento sobre a própria escrita poética, que talvez esteja sintetizada nos últimos versos de seu poema "Ausência": Tudo é uma enorme ausência/e resta apenas este poema. A abordagem da metalinguagem está associada, quase que todo o tempo, com a reflexão sobre a identidade. O poeta pensa a sua condição a partir da sua condição de poeta. Para flagrar a existência, através das palavras, dos versos:

De óculos escuros
O homem se aproxima
E me pede um poema

Olho em suas lentes e indago:
- o mundo é uma cena?

Os aplausos da platéia

Este homem de óculos escuro, transeunte ou um velho cego, presente na encenação deste eu-lírico que quer se refugiar do avanço das cidades, habitadas pelos pardais nos seus caos alucinados:

Só os pardais dizem bom dia para o caos,
só os pardais cantam serenatas para os surdos
e embalam a dança aérea dos urubus,
enquanto brinco de deus e cheiro a carniça.

Eliana Mara, JIVM e Myriam Fraga

Esta pergunta se transfigura em afirmação. E na sua poesia, José Inácio demonstra que o mundo é uma coleção de cenas em formato caleidoscópico, que a cada poema, o poeta baralha nessas formas do mundo e nos pede para olhar o mundo outra vez. E nesse baralho, composto por cintilações e aforismos, José Inácio me lembra traços da escrita de Nietzche, pela crescente perquirição, pela exposição continuada de uma incompreensão generalizada contra os sentidos da vida. No prólogo ao livro Humano, demasiadamente humano II, Nietzsche diz: “devemos falar apenas do que não podemos calar; e falar somente daquilo que superamos – todo o resto é tagarelice, “literatura”, falta de disciplina. Meus escritos falam apenas de minhas superações: “eu” estou ali, com tudo que me era hostil, meu próprio eu, até mesmo, se me permitem uma expressão mais orgulhosa, meu mais íntimo eu. Já se adivinha (...) sempre foi necessário antes o tempo, a convalescença, a distância, até que em mim nascesse o desejo de explorar, esfolar, desnudar, apresentar posteriormente, para o conhecimento, algo vivido e sobrevivido, algum fato ou fato próprio. Neste sentido, todos os meus escritos (...) sempre falam do que deixei para trás. Aquela irada irrupção contra a patriotice, o comodismo e o abastardamento da linguagem”.

Jackson Costa, JIVM e Carlos Ribeiro

Vejo nestas palavras a compreensão do que Roseiral propõe. Divisor radical de águas, nas quais encontro o amigo José Inácio mais distante, porque agora o eu-lírico reina, quase indomável, na constelação de suas palavras-facas, na zoada ininterrupta do lançamento de pedras, na coragem de ir ao avesso, um centauro assinalado São Jorge, um peregrino interessado em toda espécie de grito, guerra e amores. Guerreiro armado com a palavra destemida, eu-lírico libertado no mundo que descreve como um caleidoscópio de cenas, ajustando contas com o passado e sonhando futuros impossíveis.

Ricardo Prado e JIVM

Mas outra presença muito forte, que fortalece a afinidade entre nós, é a do poeta Herber Helder, que a meu ver, cedeu a José Inácio a senha para o segundo momento de sua escrita. Ao ser convidada para estar aqui, tive o luxuoso privilégio de receber este Roseiral, que é o livro inédito de Inácio. E este foi o momento em que compreendi com toda a clareza os mistérios desse encontro. Neste livro, José Inácio é um poeta mais meu do que antes. Deste poeta, quero todas as palavras e não recuso nem as suas pausas. Anotarei no meu caderno todos os versos e minha caixa com suas palavras estará abarrotada. Este roseiral selvagem me apresenta o poeta José Inácio num momento distinto dos outros. Está muito claro que um ciclo se fechou na Infância do Centauro, que agora galopa destemido, pelo céu da poesia. Um centauro escarlate, arisco e humano, demasiadamente humano.

2 comentários:

Mazé Anunciação disse...

JIVM, tudo vem pelo merecimento. Que vc, cada vez mais, seja merecedor de homenagens como as que vem recebendo. Beijos.

Eliana Mara Chiossi disse...

Inácio, vi agora, no meio de um dia caótica, esta montagem tão delicada, que me fez reviver aquele noite mágica e memorável.
A vida tem tido jeitos de me presentear e devo ser grata.
Tua amizade é um presente raro e agradeço por isso.
Abraço e carinho.