domingo, 5 de julho de 2009

VERÔNICA DE VATE - CARLOS BARBOSA

foto Ricardo Prado
CARLOS BARBOSA nasceu em 17 de maio de 1958, na fazenda dos avós maternos, no Brundué falado, município de Oliveira dos Brejinhos, vale do rio Paramirim, que deságua no de São Francisco. Criado em Ibotirama, margem direita do Velho Chico, cursou o ensino médio no Colégio Central, em Salvador. Estudou Odontologia na UFBA, curso que abandonou no último semestre para estudar Jornalismo, na mesma universidade. Até então cometia seus versos, escrevia letras de música, participava de festivais e teve seu primeiro texto em prosa premiado no Concurso Permanente de Contos do Jornal da Bahia (1977). Trabalhou na assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal na Bahia e na Matriz, em Brasília, onde ocupou cargos de assessor, gerente, chefe de divisão e gerente executivo da área de publicidade. Estudou Direito na UniCeub, em Brasília. Publicou seu primeiro livro de poemas, Água de Cacimba, em 1998. O segundo livro de poemas, Matalotagem e outros poemas da viagem, veio em 2006 pelo Selo Letras da Bahia. Em 2002, a Bom Texto Editora publicou seu romance A dama do Velho Chico, selecionado pelo MEC para o PNBE 2009. Em 2002, ainda, foi premiado pelo Ministério da Cultura por adaptação do romance A dama do Velho Chico para longa-metragem, no Concurso de Desenvolvimento de Roteiros realizado naquele ano. Em 2004, participou da antologia Poesia de Brasilia, organizada por Joanyr de Oliveira, e da Antologia do Conto Brasiliense, organizada por Ronaldo Cagiano. Mantém um blogue na Internet “contosempre.zip.net”. Mora em Salvador.
*
Carlos Barbosa vai se apresentar, no próximo dia 11 de julho, no projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás, Bahia, coordenado por Edmar Vieira. O evento contará com a participação especial do Grupo Concriz, que fará um recital com poemas de Barbosa. O Grupo Concriz é composto por 22 jovens da comunidade maracaense e coordenado pelos irmãos Marcelo Nascimento e Vitor Nascimento Sá.


A PORTA NO CHÃO

há duas portas em meus olhos
do tipo corta-fogo

há uma dura mão-de-pilão
em meu coração

e minhas mãos colhem
toda manhã
o orvalho que cobre meu peito

há sempre uma porta no chão,
meu eterno tropeço

CARLOS BARBOSA

3 comentários:

Marcelo Gurpo Concriz. disse...

Está é mais um edição do Projeto uma Proza Sobre Versos que promete muitas emoções, muito obrigado Jose Inácio pela sua dedicação em divulgar nosso grupo e esse projeto que é tão importante para nós, estamos prontos para receber Carlos Barbosa de braços abertos e oferecer a ele o nosso melhor.

Carlos Barbosa disse...

Estou indo pessoal, aos trancos, e levando gente comigo. Imagino que o inverno maracaense a 1400 metros de altitude deve exigir boas garrafas de vinho para enfrentá-lo. Estou animado com a oportunidade de me integrar ao grupo seleto que participa do projeto. E de viver uma noite que, tenho certeza, será quente e animada. Abraços a todos, e inté sábado. (Carlos)

Georgio Rios disse...

Um grande escritor, grande poeta!!!E seu romançe A Dama do Velho Chico!!!!