domingo, 6 de julho de 2008

VERÔNICA DE VATE: ROBERVAL PEREYR

ROBERVAL PEREYR natural de Antônio Cardoso-Bahia (1953), em 1964, radicou-se em Feira de Santana. Doutor em Letras (Unicamp), é poeta, ensaísta e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e um dos fundadores da revista de poesia Hera (Feira de Santana, 1973). Fundou também, ao lado do poeta Pablo Simpson, a revista de poesia Duas Águas. Vencedor de vários concursos literários. Entre os livros publicados, encontram-se As roupas do nu (1981); Ocidentais (1987); O súbito cenário (1996); Concerto de ilhas (1998); Saguão de mitos (1998) e Amálgama – Nas praias do avesso e poesia anterior (2004). Participou em várias antologias, entre as quais A poesia baiana no século XX, organizada por Assis Brasil. Tem inéditos em romance e novela. Pereyr atua também como compositor e arranjador musical. Possui vários poemas musicados pelo cantor Márcio Pazin, como “Galope”, que conta com bela interpretação da dupla Márcio Pazin e Carol Pereyr, cantora filha do poeta. Roberval Pereyr vai apresentar-se, no próximo dia 11 de julho, no projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás, Bahia, coordenado por Edmar Vieira.


OFÍCIO


A minha luta é banir-me
a partir mesmo dos ossos
da ossatura dos sonhos
com seus remorsos, rebanhos
de feras subtonadas.

Banir-me a partir do corpo
onde o ego se ampara
com o porte de um porco
obeso, de banha farta.

Pois havia o destino cego
e uma carta lacrada: o ego
com que me fiz e me nego
porque não rasguei a carta.

Rasgo-a. E quanto mais rasgo
mais ela mesma se escreve.


ROBERVAL PEREYR

4 comentários:

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Primorosa, a escrita poética de Roberval! Palavras bem talhadas, escolhidas, sentidos instigantes, imagens inusitadas e musicalidade sutil. Parabéns! Abraços alados.

monografia básica disse...

Gostei de sua poesia. A do andarilho me tocou em especial, pois eles me chamam muito a atenção. Tenho a foto de um. Se quiser, posso mandar para ilustrar o poema... tenho muita estima por ela.
Parabéns.

Anônimo disse...

Muito boa a iniciativa de convidar o Roberval para esse projeto lá de Maracas que vem se destacando na cena da Poesia baiana.

Parabéns !!!

Luiz Alberto Machado disse...

Cada vez melhor, poetamigo ZéInácio, muito bom tudo, estou indicando nas minhas páginas.
Abração & tataritaritatá!!!!
www.luizalbertomachado.com.br