sábado, 10 de novembro de 2012

BRASIL RETRATOS POÉTICOS 2013


Acabo de receber a agenda Brasil Retratos Poéticos 2013, da Escrituras Editora. Esta agenda traz fragmentos poéticos de 35 poetas do Ceará, escolhidos por mim. Dentre eles, Gerardo Mello Mourão, Francisco Carvalho e José Alcides Pinto. Já havia feito a seleção de poetas para a Retratos Poéticos de 2010, quando escolhi 46 poetas da Bahia. Confesso que foi bem mais difícil fazer a seleção dos poetas cearenses, devido a dificuldade de comunicação, apesar de vivermos on line praticamente o tempo todo. Mas aí está o trabalho realizado, o que me dá uma grande alegria. Para os interessados em adquirir, está à venda nas livrarias, em sites e portais. Logo abaixo, o texto que fiz para apresentação da agenda.


CELEBRAÇÃO DE RETRATOS POÉTICOS 
E IRRADIAÇÃO DA POESIA CEARENSE

A publicação Brasil Retratos Poéticos completa 15 anos. Ou seja, são 15 anos de celebração da palavra poética brasileira, em edições que apresentaram um panorama da poesia de vários estados, dentre eles, Bahia, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. E ainda mais, poemas de Raimundo Gadelha ilustrados por imagens de grandes fotógrafos brasileiros que revelam paisagens encantadoras dos vários brasis que há dentro do Brasil.
Para abrilhantar esta edição comemorativa, Brasil Retratos Poéticos apresenta 35 poetas cearenses, numa significativa amostra que passeia pela poesia do século XIX até as mais recentes produções da primeira década do século XXI. Nomes como Juvenal Galeno, considerado “o pioneiro do folclore nordestino”, Antônio Sales, fundador da Padaria Espiritual, e José Albano, poeta idiossincrático, aparecem como representantes do século XIX e da poesia primordial do Ceará.
No século XX, a poesia brasileira passa por várias e significativas transformações, quando vanguardas das mais diversificadas orientações surgem, causando grande rebuliço. Na primeira metade do século, a poesia feita no Ceará, grosso modo, ainda apresentava chiliques passadistas. É possível falar de uma irradiação estética, nos poetas que surgem após a Geração Clã, na década de 1950. José Alcides Pinto, principal responsável pela introdução do Concretismo no Ceará, e Francisco Carvalho são dois dos mais representativos poetas surgidos nesta época. Ao lado de Gerardo Mello Mourão, poeta épico planetário, formam, quiçá, a tríade de poetas cearenses de maior notoriedade do século XX.  Isso sem falar da poesia popular, pois nessa seara temos o nome imbatível de Patativa do Assaré.
A partir da década de 1960, surgiram novos grupos, como o SIN (1968) e o Siriará (1979). Do grupo SIN, destacam-se, dentre outros, os poetas Pedro Lyra e Sânzio de Azevedo. O grupo Siriará, fundado por Rogaciano Leite Filho, traz os poetas Batista de Lima, Rosemberg Cariry e Márcio Catunda, entre outros que, em algum momento, participaram do grupo ou são seus contemporâneos, como Dimas Macedo, Luciano Maia, Adriano Espínola e Carlos Augusto Viana.
E a poesia cearense continua a irradiar os sertões, a selva de concreto e os “verdes mares bravios”, apresentando jovens e vigorosos poetas, seja nas suas publicações individuais, nas páginas virtuais do Jornal de Poesia (de Soares Feitosa) e da revista eletrônica Corsário, nas páginas coloridas da revista Arraia PajéUrbe ou em coletâneas, como a Antologia Massanova (2007) que reúne 34 poetas do século XXI.

JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO
Poeta, jornalista e produtor cultural

4 comentários:

Carlos Barbosa disse...

Parabéns, Zé, por mais este trabalho. Ainda não tenho seu mais recente livro, o "Pedra Só". Quando vc aparecer aqui em SSA, me dê um toque. Abr (carlos barbosa)

Carlos Emílio C. Lima disse...

Li o artigo-resumo sobre a poesia cearense feito por voce. Faltou mencionar a revista o Saco, a revista literaria e poética mais importante do Ceará da segunda metade do século XX.

Rita Santana disse...

Já passei por isso aqui na Bahia, adoro a sua curadoria e o resultado final do trabalho. Parabéns, e muita sorte no caminho!!!! Obrigada por me incluir naquele belo projeto! Alforrias já estava lá!!!!!

Paula Izabela disse...

Agradeço o espaço e a oportunidade para essa blogueira despenteada estar ao lado de grandes poetas desse Ceará grande!
Grande abraço, JIVM!