quarta-feira, 18 de março de 2009

PROJETO TRAVESSIA DAS PALAVRAS



O projeto Travessia das Palavras é uma iniciativa da Academia de Letras de Jequié (ALJ) e tem como base o encontro de um escritor baiano reconhecido com o público jequieense, com o intuito de proporcionar a aproximação da platéia com os autores e o conhecimento de suas obras.
Esses encontros acontecerão uma vez por mês. O escritor convidado falará de sua obra, de seu processo de criação e fará leituras de sua produção. O público poderá participar, fazendo perguntas. O projeto vai contar ainda com participações de grupos de recitais e de músicos locais.
Como já foi supracitado, O evento vai ser mensal, sempre no último sábado de cada mês, das 19h 30 min às 21h 30 min, na Casa de Cultura Pacífico Ribeiro, iniciando no dia 28 de março e se estendendo até o dia 28 de novembro, somando um total de oito apresentações.
Além, da leitura e recital de poemas, contos e trechos de romances por seus próprios autores e por grupos de recitais, o projeto visa formar um público leitor e ouvinte de literatura, aproximar o público do autor, apoiar e desenvolver a tradição da oralidade na poesia e contemplar e dar visibilidade aos escritores baianos contemporâneos e artistas locais.
Para a estréia do projeto Travessia das Palavras, foi convidado Florisvaldo Mattos, um dos mais significativos poetas brasileiros do século XX.
Formado em direito, Florisvaldo Mattos optou pelo jornalismo, atividade que exerce até o presente, como editor chefe do jornal A Tarde, o maior do Norte-Nordeste. Nos anos 60, integrou em Salvador o grupo da chamada Geração Mapa, liderado pelo cineasta Glauber Rocha.
Entre suas obras publicadas, estão Reverdor (1965); Fábula Civil (1975); A Caligrafia do Soluço & Poesia Anterior (1996); Mares Acontecidos (2000) e o livro de ensaios Travessia de Oásis – A Sensualidade na Poesia de Sosígenes Costa (2004), no qual analisa a trajetória poética do também baiano Sosígenes Costa (1901-1968) e até encontra aproximações entre a obra dele e a do poeta grego Konstantinos Kaváfis (1863-1933).
Além da presença do poeta Florisvaldo Mattos, o evento vai contar também com a participação especial do Grupo Concriz – poetas recitadores e afins, da cidade de Maracás, que vai recitar poemas do autor convidado. O Grupo Concriz, formado por 12 jovens, coordenados pelos poetas irmãos Marcelo Nascimento e Vitor Nascimento Sá, tem participado de vários eventos no estado da Bahia, e sua presença no projeto Uma Prosa Sobre Versos, em Maracás, é garantia de casa cheia, devido às suas performances arrebatadoras. Segundo o poeta Ruy Espinheira Filho: “na Bahia não existe nada semelhante”.
Travessia das Palavras é coordenado por Leonam Oliveira, escritor e presidente da Academia de Letras de Jequié, e por José Inácio Vieira de Melo, poeta, jornalista e produtor cultural. Conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié.
A Casa de Cultura Pacífico Ribeiro fica na Rua Gerônimo Sodré, 61, no centro da cidade de Jequié, em frente do Tênis Clube de Jequié. A entrada é gratuita. Os estudantes que comparecerem receberão certificados.

Relação dos escritores convidados:

28 / 03 / 2009 – Florisvaldo Mattos
25/ 04 / 2009 – Kátia Borges
30 / 05 / 2009 – Carlos Ribeiro
25 / 07 / 2009 – Renata Belmonte
29 / 08 / 2009 – Antonio Brasileiro
26 / 09 / 2009 – Roberval Pereyr
24 / 10 / 2009 – Ruy Espinheira Filho
28 / 11 / 2009 – Aleilton Fonseca

Mais informações:
Leonam Oliveira - (73) 8833 3843 leonambahia@uol.com.br
José Inácio Vieira de Melo –(73) 8845 5399 jivmpoeta@gmail.com

4 comentários:

Larissa Santiago disse...

que bacana essa iniciativa!
tem intenção de se espalhar?

André Galvão disse...

Mais um grande projeto, Inácio. Parabéns!

Jaquelyne Costa disse...

Nobre Cavaleiro!!
Nunca mais me visitastes!!
Sinto saudades!

Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Com certeza o projeto travessia das palavras vai ser mais um grande sucesso, com sua dedicação e competência não poderia ser diferente.