quinta-feira, 12 de março de 2009

PROJETO UMA PROSA SOBRE VERSOS 2009 - ANO II



Maracás, também conhecida como Cidade das Flores, que fica no sudoeste baiano, a 851 metros acima do nível do mar, é uma cidade fria e aconchegante, com uma população estimada em 30 mil habitantes. Pois bem, foi nesta cidade, colonizada por imigrantes italianos, que aconteceu no ano passado um dos projetos de poesia mais exitosos da Bahia: Uma Prosa Sobre Versos. A cada mês, comparecia ao Auditório Municipal de Maracás uma média de 600 pessoas para ouvir atentamente um poeta e conhecer a sua relação com a literatura.
O evento começava sempre com um recital do Grupo Concriz, coordenado pelo poeta e professor Vitor Nascimento Sá, que selecionava em torno de 40 poemas do convidado para serem recitados por 12 jovens da comunidade maracaense. Devido ao sucesso do Grupo Concriz, seus participantes passaram a ser celebrados na cidade e o interesse pela literatura na comunidade cresceu consideravelmente, sobretudo em relação à poesia.
Diante do sucesso do projeto, o poeta e professor Edmar Vieira, diretor de cultura de Maracás e coordenador de Uma Prosa Sobre Versos, resolveu fazer a segunda edição do evento. Para a estreia, no dia 14 de março, o projeto vai contar com a presença de Ruy Espinheira Filho, um dos poetas mais notórios do Brasil.
Para os meses seguintes, estão convidados os poetas Adriano Eysen, de Feira de Santana/Euclides da Cunha; Ângela Toledo, do Morro de São Paulo; Damário Dacruz, de Cachoeira; Carlos Barbosa de Ibotirama/Salvador; Eliana Mara Chiossi, de São Paulo/Salvador e Mayrant Gallo, de Salvador.
O projeto vai começar no dia 14 de março, aniversário do poeta Castro Alves e dia nacional da poesia. O convidado Ruy Espinheira Filho, é jornalista, mestre em Ciências Sociais e doutor em Letras. Publicou mais de vinte livros em diversos gêneros: poesia, romance, novela, conto, crônica, ensaio, literatura infantil e juvenil. Recebeu vários prêmios literários, dentre eles o Prêmio Nacional Cruz e Souza, de Santa Catarina (pelo livro de poemas As sombras luminosas, 1981) e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras 2006 e o Prêmio Jabuti (pelo livro Elegia de agosto e outros poemas, 2004). Sua poesia tem sido incluída nas principais antologias brasileiras, contando ainda com traduções na França, na Itália, na Espanha e nos Estados Unidos, além de edições em Portugal e Galícia.
Os poetas convidados de 2008 foram Cleberton Santos, Elizeu Moreira Paranaguá, Lita Passos, Antonio Carlos de Oliveira Barreto, Roberval Pereyr, Rita Santana e José Inácio Vieira de Melo.
O Projeto Uma Prosa Sobre Versos vai ser realizado no Auditório Municipal de Maracás, começando sempre às 19h 30min, com entrada franca, sempre em uma sábado de cada mês.

Grupo Concriz

PROGRAMAÇÃO:

14/03/2009 – RUY ESPINHEIRA FILHO
11/04/2009 – ADRIANO EYSEN
09/05/2009 – ÂNGELA TOLEDO
06/06/2009 – DAMÁRIO DACRUZ
11/07/2009 – CARLOS BARBOSA
08/08/2009 – ELIANA MARA CHIOSSI
12/09/2009 – MAYRANT GALLO

Mais informações:
Edmar Vieira – (73) 3533 2080 – edmarvieira1@gmail.com
José Inácio Vieira de Melo – (73) 8845 5399 – jivmpoeta@gmail.com

Um comentário:

André Galvão disse...

Projeto maravilhoso! Edmar e seus colaboradores estão de parabéns!