sábado, 10 de maio de 2008

GRITO BÁRBARO SOBRE OS TELHADOS DO MUNDO

José Inácio Vieira de Melo

Em Suave é o coração enamorado há um poeta andarilho, anunciando o mistério de sua existência e sua perplexidade diante de cada situação que se apresenta em sua caminhada. Seu lar é cada plaga deste planeta, cada cidade por onde tenha passado ou habitado. Assim, Barcelona, Cádiz, Colônia, Edimburgo, Havana, Florença, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Lisboa, Londres, Madri, Mondariz, Paris, Natal, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Cruz de Graciosa, São Paulo, Sintra e Tânger são os pontos de partida de cada série de poemas deste livro.

Antonio Naud Júnior é um poeta do mundo, caminheiro dos quatro cantos, navegador dos sete mares. Para ele “nada é mais importante/ do que o caminho a seguir”, e compreende que esta escolha é uma busca solitária que pode conduzir a todas as partes, mas seu objetivo é outro:


ah, não me espere, seja quem for,
não sei onde vou
não sei se vou voltar
caminho, sem rumo,
nesta misteriosa estrada,
para dentro de mim.

Sua poesia não poderia ser de outra maneira, senão a vastidão dos versos livres soltos no mar da página, em busca da praia em que possam se estender. A sua forma – modo de nomear – não busca a contenção, porém dizer o tudo dos caminhos que vão surgindo: “e eu passeio sem destino à cata da divina comédia.”. Uma poesia que flerta com a prosa, que observa com desprendimento a vida que passa, ao mesmo tempo em que descreve objetos, paisagens e ambientes.
Suave é o coração enamorado faz uma viagem dentro da vida do jovem escritor, reunindo poemas produzidos entre 1987 e 2005. Não se trata de um diário qualquer, mas uma espécie de ata de registros onde o autor imprime suas sensações sobre o que o movimenta: seus prazeres, delícias, angústias, viagens. Um caderno de anotações poético-existenciais cuja medida maior é a palavra:

estou ausente
porém no castelo desta ausência
espero o eterno retorno
estou nas palavras
ando sem destino
mensageiro de poética contaminada
de manuscritos perdidos e salmos piedosos

Este poeta de coração enamorado, em um momento está em Madri à procura do amor. E o procura “na queda de são paulo ante a visão de cristo”, mas o amor é “um cântico do rei salomão”; noutro, em Salvador, onde faz uma oração ao seu santo protetor, e cada verso é um degrau para o delírio, cada verso é um mover de montanhas:

foi são jorge que me tocou. (...)
sinto-me jasmim
perfumando a escuridão. (...)
sou um poeta errante tocado pela luz de são jorge.
o guerreiro de capadócia, que venceu um grande dragão,
é relâmpago no infinito.

O coração enamorado, que se apresenta suave, é, também, selvagem, como fica evidenciado em um dos mais belos poemas do livro, onde o autor homenageia suas referências e dá mostras de onde o seu lirismo pode alcançar:

meu coração é selvagem
do meu chão brotam lírios
minha boca plumagem de colibris

minha pele animal felino
meu sangue árabe
minha poesia arrebatada

ave, gullar! ave, wally!

coleciono juventudes desperdiçadas
cacos de sensações

troco desânimo pulsando em vida
por força visionária para continuar
e continuar cícero
e continuar cecim
e continuar hilst

troco amor por amor
com quem ajuda-me a semear jasmins
joão cabral e sabiás

troco o impulso de me jogar pela janela
por versos de leminski com vistas para o mar

Às vezes, seus versos passam por um processo de fragmentação e, quase sempre, se expandem para o universo da prosa – tênue seara. Mas diferentemente de estar em cima do muro – sem se decidir entre a prosa e a poesia –, Naud se equilibra na palavra que melhor expressa o seu lirismo e dá o passo sem perder o tom: “vou para dentro, para dentro do enigma. (...) / porque nele reside o êxtase”.
Walt Whitman, bardo cósmico de Folhas de Relva, no prefácio da primeira edição de sua obra essencial, afirma que “o jovem que arriscou sua vida tranquilamente e a perdeu fez um extremo bem para si mesmo, enquanto que o homem que não arriscou sua vida e a retém até a velhice na riqueza e no conforto provavelmente não conquistou nada para si que valha a pena mencionar”. Como o jovem de Whitman e ainda como Aquiles, na Ilíada, que escolheu a glória em detrimento de uma vida longa, cheia de filhos e regalos, Naud prefere correr todos os riscos, mas só percorre os caminhos do coração enamorado. E essa é a sua tônica. É aí que reside todo o seu encanto, todo o seu espanto.
Cabe ao leitor atento seguir o fio de Ariadne que conduz ao cerne da poética de Antonio Naud Júnior – Apolo Grapiúna antenado ao legado do Walt Whitman, que em “Canção de mim mesmo”, do já citado Folhas de Relva, predizia o brado desse Suave é o coração enamorado: “solto meu grito bárbaro sobre os telhados do mundo”.


Prefácio do livro de poemas Suave é o coração enamorado (Via Litterarum, 2006).

Nenhum comentário: