quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VERÔNICA DE VATE - HELENA ORTIZ


Fotografia: Natália Grill


Helena Ortiz nasceu em Pelotas-RS, é radicada no Rio de Janeiro. Poeta, contista, cronista e jornalista, criou e dirigiu, entre 1999 e 2005, o projeto Panorama da Palavra, uma mostra semanal de poesia. O projeto deu origem a um jornal mensal homônimo, que tem edição em papel e na internet (http://www.panoramadapalavra.com.br/), e também à Editora da Palavra, seu braço editorial.
Estudou no Instituto de Educação Assis Brasil e depois no Colégio Pelotense, onde foi aluna do escritor Aldyr Garcia Schlee. Na Faculdade de Direito venceu o primeiro concurso de contos de que participou, promovido pela Universidade.
Em 1969 mudou-se para o Rio de Janeiro onde ficou até 1974. Retornou a Pelotas e atuou como colunista do jornal Gazeta Pelotense, onde publicou os primeiros poemas e prestou concurso público para o cargo de taquígrafa da Câmara de Vereadores. Em 1985 prestou outro concurso, desta vez para a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde permaneceu até 1985. Em Porto Alegre foi editora da Rede Brasil Sul e colunista do jornal sindical da ALRGS. Freqüentou a Oficina Literária ministrada pelo escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, na PUC, de onde resultou a publicação dos primeiros contos. Em 1997 publicou o primeiro livro de poemas Pedaço de mim, pela editora T&T, em memória da filha Alice.
Em 1985 prestou concurso para a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, freqüentou a oficina de poesia da Estação das Letras e publicou pela Ed. Blocos os livros Margaridas e Azul e sem sapatos, seguidos de Em par, em 2001, pela Editora da Palavra, que inaugurou a editora, e em 2005, Sol sobre o dilúvio. Durante esse período organizou o evento panorama da palavra, e além desse, que se tornou o mais conhecido, organizou outros em homenagem a Manoel de Barros, Garcia Lorca e Carlos Drummond de Andrade.
Reuniu, em 2009, os contos premiados em vários concursos, no livro O Silêncio das Xícaras.
Escreveu, em 2008 e 2009, o livro baseado em quê? volumes I e II, em defesa da legalização das drogas, e vai lançar, agora, em Maracás e Jequié o livro Poemas.
Mantém o blog http://www.integradaemarginal.blogspot.com/


*

Helena Ortiz vai participar do projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás, no dia 13, às 19:30 hs, no Auditório Municipal. No dia seguinte, 14 de agosto, estará em Jequié, onde participará do projeto Travessia das Palavras, na Biblioteca Central, às 19:30 hs. Os dois eventos contarão com a participação especial do Grupo Concriz. Em Maracás, além da participação do Grupo Concriz, o evento vai contar também com o Grupo Renascer, da cidade de Planaltino, e com o Grupo Tama Afro e Jorge Café.
No dia 18, Helena estará na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, como escritora convidada do projeto Com a Palavra o Escritor, que vai começar às 17 horas. O poeta Vitor Nascimento Sá é quem vai fazer a apresentação da escritora gaúcha.















INÚTIL PAISAGEM

Mi táctica es quedarme en tu recuerdo/
no sé cómo/ ni sé con qué pretexto/
pero quedarme en vos
Mario Benedetti


saber que bebes,
em pé, o café na padaria
e não pensaste em mim
desde que levantaste

olho pela janela (já conheces a paisagem)
Penso comigo: mais um dia a vencer

enquanto te esqueço
e me esqueces



POEMA DE ADEUS
A Idea Vilariño (1920-2009)


não vi o mundo
como sonhei
verdade que não

a era da felicidade esgarçou-se
ante o domínio de um deus novo
e obsceno

ficaram-me olhos e cadernos
mantenho-me à sombra


HELENA ORTIZ

3 comentários:

Joana Ruas disse...

A minha saudação a Helena Ortiz pela sua travessia das palavras e aos organizadores pela iniciativa.
Joana Ruas

Paulo Cezar Alves Custódio disse...

valeu José Inácio!!
pena deu morá longe!!
sucesso para o evento
abraço
paco cac

Pablo Sá disse...

Belos poemas, estou ancioso para conhecer pessoalmente Helena Ortiz, pena que não vou poder recitar seus poemas junto com o Grupo Concriz, mais vão surgir oportunidades. Abraços Cavaleiro de Fogo!