sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO: UM POETA DE SOL E PEDRA


Por Salgado Maranhão

Salgado Maranhão
“Os poetas são bichos no escuro./Trazem a vertigem nos pés/e um candeeiro nas mãos/para ofuscar os demônios”. Eis a voz instigante e singular do poeta José Inácio Vieira de Melo que, do sertão da Bahia, ergue suas palavras de pedra para construir uma poética rigorosamente pessoal, num tempo em que muitos ainda buscam o cobertor dos alinhamentos literários. Inácio, no seu Pedra Só, um dos mais celebrados lançamentos deste ano, mergulha fundo nas mitologias nordestinas, aportando seu canto na tradição ibérica dos aboiadores e tangedores de gado. Porém, sua poética não se pretende folclorista: ao apoderar-se dos ritos regionais, o faz com o domínio e o padrão de qualidade da grande poesia brasileira e ocidental. De modo que, embora a sua linguagem não exclua a influência dos grandes mestres como, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto e Joaquim Cardozo, sua opção sintática é mítica e telúrica, uivando inquietude entre o sol inclemente e as pedradas desses duros tempos.

Salgado Maranhão é poeta, letrista e jornalista. Autor de livros como Mural dos Ventos (1998), vencedor do Prêmio Jabuti, e A cor da palavra (2009), vencedor do Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

12 comentários:

Iray Galrão disse...

Parabéns Inácio, esta é uma linda descrição do seu lindo trabalho.Concordo com o poeta Salgado Maranhão.Ele so esqueceu de dizer que além de exorcisar o demônio um poeta como você é capaz de invocar os Deuses.

Dalila Marques disse...

Concordo! Os poetas ofuscam os demônios e seu resultado, a poesia, os espantam. Abraços, poeta amado!

César William David Costa disse...

SOU APRECIADOR DA POÉTICA DE JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO, UM REINVENTOR DA ARTE DE VERSEJAR, POETIZANDO TUDO QUE O CERCA COM SENSIBILIDADE, LAPIDANDO AS PEDRAS.

Martha Gonzaga Cohen disse...

Reconhecimento mais que merecido, José Inácio. Sua poesia tem o sabor das delícias do mel e de toda a natureza (humana). Beijos.

Araguaci Ribeiro disse...

Concordo com cada palavra expressa pelo poeta Salgado Maranhão para descrever, tão apropriadamente, esse nosso poeta, de inspiração grandiosa, JIVM e a sua marcante e bela obra literária.

Eud Pestana Menestrel disse...

De poeta para poeta, atesto; poesia, sintonia e afeto.

Vitorino Rodrigues disse...

Uma pedrada em meu juízo! Muito mexido com o pouco que li de José Inácio Vieira de Melo.

Jaira AŁmeida disse...

Salgado Maranhão é um ótimo poeta assim como José Inácio Vieira de Melo, já tive a honra de recitar poemas dos dois, no Projeto Prosa Sobre Versos (Maracás) e Palavra de Poeta (Planaltino)! Parabéns!

Vera Lucia Franco de Oliveira disse...

Irmãos de pele e coração ! ... Uma Bênção, num deserto de solidões conformes ... Eles me chegam do fundo do solo da alma trazendo LUZES para meu caminho ...

Paulo Sérgio Fonseca de Sousa disse...

José Inácio Vieira de Melo seu trabalho está sempre evoluindo ecada vez melhor!! Parabéns!!

Ana Maria Rosa disse...

Só mesmo um poeta maior pode expressar-se tão belamente sobre a poesia de outro poeta. Os poemas de "Pedra Só", agora, alumiados pelo braseiro de Salgado Maranhão parecem-me ainda mais belos como se revestidos de novo poder de encantamento e mágica. Abraço José Inácio Vieira de Melo

Almir Zarfeg disse...

parabéns aos dois grandes poetas! por causa de gente como vocês, a poesia continua Grande e digna de toda a nossa devoção e ofício. bandeira, certa feita, disse que grande... era dante! pelo contrário, grande é todo aquele que, dotado da consciência do fazer poético, faz jus à grandeza da Poesia! incluindo aí, claro, bandeira! heheheheh