terça-feira, 3 de julho de 2012

VERÔNICA DE VATE - IOLANDA COSTA


Iolanda Costa (1967) nasceu em Itabuna-Ba, é professora licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) , arte-educadora e especialista em História Regional. Iniciou a divulgação de seus poemas no “Diário de Itabuna” e “Tribuna do Cacau”, no início da  década de 80. Participou da antologia “Poetas Novos da Região Cacaueira” (PACCE), em 1987. É autora de “Cinema: Sedução, Lazer e Entretenimento no Cotidiano Itabunense”, ainda no prelo. Em 2004, lançou seu primeiro livro de poesia, “Poemas Sem Nenhum Cuidado” (FICC) e, em 2009, de maneira independente, “Amarelo Por Dentro”. Ainda em 2009, participa das coletâneas “Poetas Brasileiros Contemporâneos” (CBJE), “Poesia de Corpo e Alma” (CBJE) e “O Que é Que a Bahia Tem” (Litteris). Como poetisa,  é convidada, em 2010, para a Praça de Cordel e Poesia na 10ª Bienal do Livro da Bahia. Em 2011, integra a antologia “ENEBI (Encontro de Escritores Baianos Independentes) de Poesia & Prosa”. Atualmente prepara seu próximo livro, provisoriamente intitulado “Poemas de Filosofia Líquida”.

Iolanda Costa e Júlio Lucas participarão do projeto Palavra de Poeta, na cidade de Planaltino, no Vale do Jiquiriçá. O evento acontecerá no dia 6 de julho, às 19 h 30 min, no Clube Social Planaltinense, com entrada gratuita. Os dois poetas serão homenageados pelo Grupo Renascer, da cidade de Planaltino, e pelo Grupo Concriz, da cidade de Maracás, que recitarão seus poemas. Após os recitais, Iolanda e Júlio baterão um papo com José Inácio Vieira de Melo e responderão as perguntas do público presente.

No dia seguinte, 7 de julho, os dois poetas participarão do projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás, no Auditório Municipal de Maracás, onde serão homenageados, mais uma vez, pelos grupos Concriz e Renascer. O projeto Uma Prosa Sobre Versos, conta com coordenação de Edmar Vieira, diretor de cultura do município de Maracás. O projeto Palavra de Poeta é coordenado por Edivaldo Costa, diretor de cultura da cidade de Planaltino. Os dois gestores culturais estão de parabéns por desenvolverem trabalhos como estes, de grande relevância para suas comunidades.


PRESENÇA


Não desperdices tantas
                                   frases.
Oculta o feno, inverna
                                   as magnólias
restringe a sala
                  a visitantes ilustres.
Sê apenas o amado da minha canção
e eu estarei atenta;
miragem de luz inefável
e eu estarei contigo.
Sem cochilos.
Sem o desdobrar dos sinos.
Sombra no olho do peixe.
          

AMARELO POR DENTRO

A tua letra é amarela
como a nêspera, a gema
o fruto em véspera e ocre
saltando da árvore, da página
da costura no dobrado do paletó.
Devolveu-me a vida enquanto escrevias
e sublinhavas o termo, a epígrafe
a semântica clara de cuidados.
Trouxeste o castiçal, o sol
                                        a lâmpada
a última literatura.
O teu amarelo a escorrer-me, por dentro.

IOLANDA COSTA

3 comentários:

Angela Chaloub disse...

Iolanda,
Lindo os seus poemas!
Sucesso sempre!
Parabéns!!

Leda Beatriz Abreu Spinardi disse...

parabéns, iolanda, são muito bons! bjs

Unknown disse...

Obrigada, queridas amigas virtuais Angela e Leda. Os eventos foram muito bons.