segunda-feira, 30 de julho de 2012

VERÔNICA DE VATE - JOSÉ GERALDO NERES


José Geraldo Neres, morador de Santo André, nasceu em Garça, SP, Brasil, em 1966. Poeta, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual) e produtor cultural. Publicou os livros de poesia Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, realizado através do prêmio “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008, (Escrituras Editora, 2009); Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007) e Olhos de Barro “Menção Especial” no 3º Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura – ficção – 2010 (Editora Patuá, 2012). É co-fundador do Palavreiros. Integrante do Grupo Gestor e Conselho Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas, e da revista homônima, na cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo. (projeto do Programa Cultura Viva, do MinC – Ministério da Cultura). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Atual curador do projeto Quinta poética encontros multilinguagens promovidos pela Escrituras Editora e Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos. Publicações em suplementos, revistas literárias no Brasil e exterior, com traduções para Castelhano e Francês. Em 2012, publicou no México (com apoio da UNAM - Universidad Nacional Autónoma de México, Colegio de Ciencias y Humanidades, e Ediciones Libera) a antologia En la otra orilla del silencio - Poesía Contemporánea Brasileña. 

José Geraldo Neres e Lívia Natália, poeta soteropolitana, participarão do projeto Palavra de Poeta, na cidade de Planaltino, no Vale do Jiquiriçá. O evento acontecerá no dia 3 de agosto, às 19 h 30 min, no Clube Social Planaltinense, com entrada gratuita. Os dois poetas serão homenageados pelo Grupo Renascer, da cidade de Planaltino, e pelo Grupo Concriz, da cidade de Maracás, que recitarão seus poemas. Após os recitais, Neres e Lívia serão entrevistados pelo apresentador e curador do projeto, o poeta José Inácio Vieira de Melo e responderão também as perguntas do plateia.
No dia seguinte, 4 de agosto, os dois poetas participarão do projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás, no Auditório Municipal de Maracás, onde serão homenageados, mais uma vez, pelos grupos Concriz e Renascer. O projeto Uma Prosa Sobre Versos, conta com coordenação de Edmar Vieira, diretor de cultura do município de Maracás. O projeto Palavra de Poeta é coordenado por Edivaldo Costa, diretor de cultura da cidade de Planaltino.



AS LÍNGUAS HABITAM O SAL DA ÁRVORE PRIMEIRA


o ritmo do cálice de palavras
no cântico das águas

na barranca
pintura de medo
perfume de lua
nas tranças da árvore
um balanço na ciranda dos sonhos
n’aquarela 
gritos a dilacerar girassóis

o sexo e as dores do arco-íris

lágrimas
a misturar outras faces 
o mar a se curvar
um punhal onírico
a tatuar sete pedras 
e uma canoa no tempo
o corpo suado 
bebe a natureza
a moldurar um aquário 

versos em cardumes a rasgar caminhos

delírio prateado 
protesto calado de uma orquídea
o oitavo dia
a banhar-se no útero da mãe-terra

fantasmas a se entregarem à noite 

peixe e fogo
flechas a umedecer
o ventre de dezembro
na órbita azul 
tambores e labirintos
o silêncio a caçar na água

esfinge a semear relógios 

o líquido do poema 
a desenhar seu dorso 
círculos a brincar de espelho
a roçar arco-íris
com dedos cristalinos
o sussurrar das lâminas
a modelar os olhos da estrela marinha
a contornar o aquário do sol 
lábios místicos a navegar cavalgar alimentar
na porta retalhos de palavras carnívoras
a morder a música do seu ventre 
o tempo de sombras
a revelar as portas da morte
a abraçar a melodia do corpo
a seiva a melodia
a seiva a estrela
sangue


JOSÉ GERALDO NERES

Nenhum comentário: