quarta-feira, 12 de maio de 2010

ANIMAL EM FLOR

Por Antonio Nahud Júnior


Um dos deveres dos amantes da literatura – particularmente dos que estão interessados em escrever - é ler autores contemporâneos. Se o clássico é vital, o contemporâneo não deixa de ser essencial: assim como não se escreve com profundidade ignorando a tradição, tampouco se escreve com interesse para o leitor de hoje sem que o mesmo reconheça, ali, o seu mundo particular, o seu oráculo, a sua revanche de vida. A quem possa interessar, “Roseiral – O Mundo Encarnado pela Seiva das Rosas Escarlates” (Escrituras Editora, 2010) é uma excelente pedida de leitura, uma aurora particular e abrasadora. Poesia densa, visceral, viril, erudita e de íntima vivência rural. Seguramente, um dos poetas-chave da moderna poesia nordestina, a voz singular de José Inácio Vieira de Melo oferece neste seu quinto livro um panorama bastante completo de sua essência telúrica, num diálogo entre o moderno e a tradição. À procura do tempo perdido, sua oralidade lírica experimenta, explora vertigens. São versos aflitos e agressivos (e, principalmente, o subtexto deles) que cavam fundo os conflitos humanos, sangrando as entranhas, entre o amor e a dor, vencendo a difícil batalha-confissão da tirania patriarcal. O poeta-lâmina, guerreiro de luz, animal em flor, corre riscos, renova-se, enfrenta os seus demônios e labirintos, abre o coração, coeso e despudorado, violento e erótico, resultando na sua criação mais autoral e imprimindo o tônus poético de filho de um sertão único, de dentro – um “sertão do mundo”, como traduzia o mestre Guimarães Rosa. Como bônus, assombradas ilustrações de Daniel Biléu e comentários vitais de Myriam Fraga e Eliana Mara Chiossi que revelam sensivelmente o cântico distinto do autor.


Antonio Nahud Júnior é escritor, poeta e jornalista. Publicou os livros
O aprendiz do amor (1993), Retratos em preto e branco – contos góticos de Madri (1996), Ficar aqui sem ser ouvido por ninguém / Caprichos (1998), Se um viajante numa Espanha de Lorca (2005), Suave é o coração enamorado (2006) e Livros de Imagens (2008) Edita o blog Cinzas e Diamantes (
www.cinzasdiamantes.blogspot.com), onde foi publicada esta resenha.

3 comentários:

Genny Xavier disse...

Caro poeta,
Já havia lido no "Cinzas e Diamantes" o comentário do nosso amigo Antonio Nahud sobre o seu novo livro. Assim que estiver em Salvador certamente vou procurar adquirir o seu livro (ou como posso comprar aqui em Itabuna?).
Genny Xavier

Antonio Nahud Júnior disse...

Grato, caro amigo. E vida longa para ROSEIRAL.
Abraços,

Thiago de Mello disse...

Poeta José Inácio,
gostei das rosas de brasas. Li o poema em voz alta, gostei da música, mas senti a quebra da cadência do decassílabo nos versos finais da primeira e terceira estrofe. Muito boa a recomendação inicial do Antonio Nahud. Onde encontro livros teus?
Me diz do teu parentesco com o Vieira de Melo antropólogo, a quem ouvi na Feira do Livro de Fortaleza deste ano.
Te abraço.

Thiago de Mello