sexta-feira, 19 de setembro de 2014

LANÇAMENTO DE "O GALOPE DE ULISSES" EM SALVADOR



O galope de Ulisses, nova antologia poética
 de José Inácio Vieira de Melo, chega ao público

O galope de Ulisses, antologia poética de José Inácio Vieira de Melo, é a mais nova publicação da Editora Patuá, que vai ser lançada em Salvador, no restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, no dia 23 de setembro (terça-feira), a partir das 19 horas.

Para fazer a seleção, organização e prefácio da nova obra de JIVM, a Patuá convidou o poeta e ensaísta carioca Igor Fagundes, que escolheu setenta poemas, dos seis livros publicados até agora por José Inácio, para comporem a paisagem poética da antologia.

No prefácio, Igor faz um alentado estudo sobre a obra de JIVM, para o qual deu o título “O cacto das musas”, e dividiu o poemário em quatro partes: “Galopar na infância é a minha metafísica”, “No sertão, o princípio do enigma, o galope para dentro de redemoinho”, “Quando o homem chega dentro da criança, o infinito cai e a casa começa” e “Pois a verdade – a verdade verdadeira – é escutar no canto a imensidão”, que são versos retirados de alguns poemas que estão na antologia.

            Na contracapa, Igor, em um texto síntese, dá a medida certa de O galope de Ulisses: “Reunida a obra de José Inácio Vieira de Melo em um único-múltiplo itinerário, percorremos com o poeta uma viagem de renúncia dos seus lugares prévios de identificação e acomodação; de suspensão do conhecido e familiar, em nome da escuta do desconhecido e silente, de um perigoso canto advindo das sereias sertanejas, rumo ao sem-lugar – sertão – em que o humano se perde e se ganha em meio ao cacto das musas. De uma cronológica a uma ontológica infância, a poesia-vida aí se firma como um bem da terra, uma cultura possível da imensidão, onde cada um conquista a solidão de sua diferença”.

            Igor Fagundes é também professor de Filosofia, Estética e Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de sete livros, coautor de trinta, e organizador de outros três. Doutor em Poética com a tese A incorporação – Poética na encruzilhada, na qual a obra de José Inácio Vieira de Melo comparece como parte de uma dramaturgia mítico-filosófica.

A obra de JIVM tem merecido a atenção de grandes nomes da literatura de língua portuguesa – como Ronaldo Correia de Brito, Gonçalo M. Tavares e Salgado Maranhão – e já alcançou considerável reconhecimento de público. E é por conta dessa popularidade, aliada a qualidade de sua poesia, toda perpassada por uma seiva telúrica, que a Patuá publica O galope de Ulisses, sua segunda antologia. A primeira, publicada em 2011 pelas Edições Galo Branco, foi inserida na coleção 50 poemas escolhidos pelo autor e contou com apresentação de Affonso Romano de Sant’Anna, André Seffrin e Marco Lucchesi.

José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. Publicou os livros Códigos do silêncio (2000), Decifração de abismos (2002), A terceira romaria (2005), A infância do Centauro (2007), Roseiral (2010), Pedra Só (2012) e a antologia 50 poemas escolhidos pelo autor (2011).

Organizou Concerto lírico a quinze vozes: Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004) e Sangue Novo: 21 poetas baianos do século XXI (2011). Participa de várias antologias no Brasil e no exterior, dentre elas Roteiro da poesia brasileira: Anos 2000 (São Paulo, 2009), Impressioni d’Italia: Piccola antologia di poesia in portoghese con traduzione a fronte (Napoli, 2011), En la otra orilla del silencio: Antologia de poetas brasileños contemporáneos  (Cidade do México, 2012), Traversée d’océans: Voix poétiques de Bretagne et de Bahia (Paris, 2012).

Coordenador e curador de vários eventos literários, como a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª  Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013), em Salvador, e o Cabaré Literário, na I Feira Literária Ler Amado, em Ilhéus (2012). Desde 2009 é curador do projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás. Tem poemas traduzidos para o alemão, espanhol, finlandês, francês, inglês e italiano. Foi coeditor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008.

O restaurante Casa de Tereza fica na Rua Dr. Odilon Santos, 45 (em frente à CAIXA), no Rio Vermelho, em Salvador. O lançamento começa às 19 horas.


Livro: O galope de Ulisses
Autor: José Inácio Vieira de Melo
Seleção, organização e prefácio: Igor Fagundes
Editora: Patuá
Páginas: 150
Preço: R$ 40,00


Contatos:

José Inácio Vieira de Melo
(73) 8845 5399 / (73) 3526 1936

Igor Fagundes
(21) 99621 1075 / (21) 2269 6631
E-mail: igortsfagundes@gmail.com

Nenhum comentário: