domingo, 12 de maio de 2013

LANÇAMENTOS DO LIVRO "PEDRA SÓ" NA PARAÍBA

Lançamento do livro Pedra Só em Campina Grande (17/05) e João Pessoa (18/05)

DOSE DUPLA DE
PEDRA SÓ NA PARAÍBA 

O poeta José Inácio Vieira de Melo lança o livro Pedra Só nas duas maiores cidades da Paraíba: Campina Grande e João Pessoa. Nos dois eventos, José Inácio, alagoano radicado na Bahia, apresentará o recital "Aboios e parábolas da Pedra Só", no qual faz um passeio por toda a sua obra.


Em Campina Grande o lançamento acontecerá no dia 17 de maio (sexta-feira), no Museu Assis Chateaubriand (MAC), às 18 horas. Parte integrante do Sarau do MAC, o evento contará com a participação de Bruno Gaudêncio, escritor e historiador paraibano, que fará uma breve apresentação do poeta e de seu livro. O MAC fica na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na rua João Lélis, 581, no bairro Catolé.


Em João Pessoa, capital paraibana, o lançamento será no dia 18 de maio (sábado), no Bar do Elvis, às 17 horas. Desta vez, quem fará a apresentação do livro será o poeta e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho. O Bar do Elvis fica na rua José Serrano Navarro (próximo a UFPB), em frente ao Porteiro do Inferno.


Sexto livro de José Inácio Vieira de Melo, Pedra Só, publicado pela Escrituras Editora, de São Paulo, é o seu trabalho mais autobiográfico. No capítulo de abertura, que nomeia o livro, traz um longo poema dividido em 27 partes, revestido de tons épicos, flertando com a linguagem bíblica e frequentando os lugares mais recônditos e inóspitos da sua memória, em busca do barro fundamental – a poesia primeva – para fazer a ligação do seu ser com a arte e criar seus poemas. No segundo capítulo, “Aboio Livre”, além de continuar o movimento de retorno às suas origens, tão presente no capítulo inicial, explora o lirismo de paisagens e personagens arquétipos do Sertão. A terceira seção é a “Toada do Tempo”, em que usa com mais frequência o verso medido e que situa o poeta dentro do tempo, medindo sua finitude e, paradoxalmente, fazendo-o perceber-se atemporal. A quarta seção, chamada “Partituras”, é onde aparecem as cantigas e os cânticos de louvor. E, por derradeiro, o capítulo “Parábolas”, em que acentua o surrealismo, criando uma esfera fantástica impregnada de misticismo.


4 comentários:

Regina Lyra disse...

Querido amigo José Inácio,
Um pequeno problema, peço desculpas por não poder abraça-lo pessoalmente, desta vez.
Seria um imenso prazer estar com você.
Mas embarco para a Espanha dia 16 de maio, retornarei em junho.
Haverá uma outra oportunidade.
Desejo grande sucesso.
Receba meu abraço carinhoso.

Regina

Sandra Santos disse...

parabéns, José Inácio Vieira de Melo. um grande livro! sucesso! e que essa pedra de Alagoas seja lançada aqui no Sul...

Francisco Alves da Costa Sobrinho disse...

Caro poeta José Inácio Vieira de Melo:


Estou em Natal/RN mas pretendo ir ao lançamento do seu livro "Pedra Só" em Campina Grande, conhece-lo e ouvir a apresentação que deverá ser feita pelo Hildeberto Barbosa Filho, grande poeta e expressão da nossa critica literária.
Até aonde conheço, gosto do seu fazer poético, dos seus poemas e da sua poesia: sou seu leitor!

Abraços,

Francisco Alves da Costa Sobrinho
UBE/RN e Conselho Municipal de Cultura de Natal

Luis Avelima disse...

Sucesso. E quando virá a Sampa?