terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ENTREVISTA QUE JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO CONCEDEU AO PROGRAMA LEITURAS, NA TV SENADO


Entrevista do poeta José Inácio Vieira de Melo concedida ao escritor e jornalista Maurício Melo Júnior, no programa Leituras, da TV Senado. A entrevista foi ao ar nos dias 1 e 2 de dezembro de 2012. A entrevista teve como temática principal o livro Pedra Só (Escrituras Editora, 2012). 

Programa Leituras

O convidado desta semana é o poeta José Inácio Vieira de Melo. Considerado um poeta singular, que tem a poesia plantada na aridez dos sertões, ele fala de seu novo livro, "Pedra Só". A obra, marcada pelo estilo próprio, traz um forte cheiro de terra, uma fortíssima condição caatinga.

31 comentários:

gal braga disse...

Quando terá uma apresentação sua em Salvador?

Adriana Sangalli disse...

Assisti.. gostei... parabéns!!!!! Prosperidade, poeta!

Regina Romani disse...

Gostei muito. Onde encontro os livros? Ah! os espaços abertos!

Mercedes Eloisa Arce disse...

FELICITACIONES ....ADMIRABLE POETA

Cláudio Quirino disse...

Muito bacana a sua entrevista. Continua persistindo e trilhando nesse caminho, que vai te dar sucesso e visibilidade, meu querido. Você vai longe, certamente. Parabéns!

ISABEL DIAS-NEVES disse...

José Inácio,
Assisti ao programa. Adorei-o! Você está com tudo, moço! Parabéns!
Belinha

Vernaide Wanderley disse...

Zé, sua entrevista é uma verdadeira aula, auxiliada pelas perguntas inteligentes do escritor e jornalista Maurício Melo Júnior. Sua criação poética é aqui desvendada por você, suas influências (escritores e músicos) suas importantes leituras, uma reverência à criação popular (intuitiva) e a do que teve contato com á academia, ao ensino formal. É para ser ouvida mais uma vez e a que acata a energia do sertão, independente do sofrimento. Um sertanejo (antes de tudo um forte) - olha para a imensidão, o cosmo: se espanta e ri com sua beleza imensurável. Parabéns meu querido! Meu grande poema! Beijos imensos

Francisco Moura Filho disse...

Parabéns, JIVM, muito boa a entrevista. Gostei quando disse: "Eu vivo a poesia 25 horas por dia, não sou um poeta completo, mas sou completamente poeta. Abraços.

Araguaci Ribeiro disse...

Este extraordinário Poeta José Inácio Vieira de Melo, tal qual o magnífico Poeta Pacífico Ribeiro (já falecido), tem a Poesia como o ar que respira, dela não pode se dissociar. Mantém com ela um caso de amor eterno. Continue, JIVM, espalhando a poesia por todos os cantos do País, quiçá do mundo, pois ela é universal, para que este fique mais suave. Estamos cansados de tantos caos, tragédias, corrupções... Um abraço.

Ronilda David disse...

Poesia com "cheiro de Terra"... Belissimo Poeta José Inácio, congratulações!

Diana Chagas disse...

Excelente entrevista e abordagem do jornalista! A simplicidade é um traço marcante em JIVM, característica que me atrai num universo que o que sobressai é a sobreposição sobre as coisas, as pessoas. Na rede dos pescadores, sua cor é dourada, em meio a peixes brancos. Vc sempre brilha, José Inácio Vieira de Melo!

Rosimeire Santanna disse...

Cada dia q passa eu aprendo mais e mais cm vc amigo!!!excelente entrevista!!!!Amooooo tudo q vem de vc!!!!Parabéns!!!

Eud Pestana Menestrel disse...

Bravo José Inácio por ser tão poeta, Sua poesia é pedra de mó, seu versar é Pedra Só. Evoé.

Leonardo Morais disse...

Curioso para ler o livro!

Margareth Miranda disse...

Parabens poeta! Bela entrevista! Solta... leve... e poetica. Sucesso sempre...

Graça Garcia disse...

O que é bom e bonito é a originalidade, e você tem de sobra, JIVM. Parabéns!

Paulo Alvarenga disse...

Sua brasilidade é comovente, sua sabedoria, poeticamente colocada, nos faz agradecer por sermos brasileiros, meu amigo Poeta, parabéns sempre, Nobre José Inácio.

Cairo Trindade disse...

parabéns pela entrevista, e espero que volte a chutar o pau da barraca!

Clodoaldo Melo disse...

Caro Poeta, assisti na TV sua entrevista. Gostei muito quando homenageasse os cantadores nordestinos falando neles e deles; abordasse a influência do mestre Luiz Gonzaga, de Fagner, Zé Ramalho e Alceu Valença, João Cabral de Melo Neto e João Guimarães Rosas, Patativa do Assaré; ressaltasse a alegria, a força e a vontade de viver de que nasce e se cria lá nos cafundós, lá no campo. Seu trabalho é dos mais nordestino que já vi e você é um ótimo nordestino!

Marcia Friggi disse...

Sucesso, José Inácio Vieira de Melo! Pedra só e você merecem!

Ilana de Melo disse...

caracaaaaaaaa, que entrevista linda! tudo super verdade, pedra só é um encanto e o senhor ama mesmo tudo aquilo...e ninguem sabe o quanto vale uma noite naquele friozinho maravilhoso que faz ali! não tem energia elétrica que pague o céu de lá...parece que todas as estrelas brilham viradas pra pedra só!

Isidro Sanene disse...

parabéns grande homem coetâneo da arte poética... minha admiração profunda desse seu invejável desempenho na arte llerata

Maria Jovita Caires disse...

Sempre surpreendente! "Pedra Só" já é um sucesso! Bjs

Mercia Hormidas disse...

ja vi adorei,vc e´um gde poeta,capaz de me emocionar com seus poemas.

Rhosy Ternurinha disse...

Belissima entrevista.vc é um poeta maravilhoso e não esqueçe suas raizes,um poeta da terra, poeta do povo.continue assim simples.meus sinceros aplausos..com mto carinho te mando um bjs e mtos afagos!!!

Flávio Morgado disse...

José Inácio Vieira de Melo, muito bacana a entrevista. O programa do Maurício é sempre cuidadoso e atento à pauta. Salgado Maranhão já tinha me dado boas referências suas, e lendo por aqui vejo que ele não errou. Desejo ainda mais sucesso e espero que numa visita à Bahia possa lhe conhecer, espero que seja em breve. Abraço.

Márcia Maranhão De Conti disse...

Gostei mais ainda de você, te ouvindo, José Inácio Vieira de Melo ! Além de admirar sua poesia por ela mesma, gosto do universo onde ela brota e me reconheço lá: sou nordestina (tá no meu nome rs) e até hoje escuto do meu pai histórias do tempo em que viajava com o pai dele, que era fazendeiro, levando boiadas... Já falei de você para ele e prometi levar seu livro. E tem mais além: sua inspiração na bíblia também me toca muito... Parabéns !! Não te desejo só sucesso, desejo mais: um encontro cada vez mais íntimo e feliz com tudo que provoca sua poesia e com o que ela te provoca... Abraço

Bio Moreira disse...

Muito bom! PARABÉNS! Continuo assistindo a entrevista e admiro muito seu estilo! Encantador a forma como escreve.

Ana Cardoso disse...

Muito interessante a entrevista gostei muito. Gostei tambem do poema declamado por si " A Pupila de Narciso"obrigado pela identificaçao gosto muito de poesia.

Maria Luiza Jacques Flores disse...

José Inácio Vieira de Melo, aprendi muito com sua entrevista. Lindo! Gracias.

Martha disse...

José Inácio, nesta entrevista você consegue expressar a dimensão dos encantos da sua poesia. Há muito você é meu poeta preferido, justamente pelo poder encantatório dos seus versos, seja quando eróticos, míticos, místicos ou telúricos. Você, realmente, consegue fazer a diferença. Sinto que o entrevistador, Maurício Melo Júnior, também pensa como eu, pois é visível a admiração que ele tem por você e por sua obra. Parabéns por tudo, meu querido poeta. Beijos!!!