segunda-feira, 29 de agosto de 2011

LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA 50 POEMAS ESCOLHIDOS PELO AUTOR - JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO




José Inácio Vieira de Melo é convidado
a escolher os seus 50 melhores poemas

A Edições Galo Branco lança, na próxima quinta-feira, 1º de setembro, a antologia 50 poemas escolhidos pelo autor, de José Inácio Vieira de Melo. O evento acontecerá no Restaurante Grande Sertão, na Rua Adelaide Fernandes, 122, em frente ao Parque Costa Azul, das 19h30 às 22 horas.
O livro é uma seleção dos mais representativos poemas deste poeta que, com cinco livros publicados, tem merecido a atenção dos grandes nomes da crítica, e já alcançou considerável reconhecimento de público.
A antologia faz parte da coleção homônima 50 poemas escolhidos pelo autor, organizada pelo editor e escritor carioca Waldir Ribeiro do Val. Na coleção, já foram publicados poetas como Lêdo Ivo, Astrid Cabral, Antonio Carlos Secchin, Gilberto Mendonça Teles e o baiano Ildásio Tavares. O poeta alagoano da Bahia, como é conhecido José Inácio, é um dos mais jovens a constar na coleção, que chega agora ao 62º volume.
O evento contará com a presença de Igor Fagundes, poeta e crítico literário carioca, estudioso da obra de José Inácio. No lançamento, Igor fará uma breve apresentação do livro com o tema A imensidão imediata: JIVM e a poesia no céu da raiz.
A antologia de José Inácio conta com prefácio do escritor Affonso Romano de Sant’Anna, que salienta: “José Inácio não tem medo da emoção, mas controla o discurso. Não está preocupado em ser de hoje, de amanhã ou de ontem. Tem um acordo secreto com o verbo que nele é exigência, urgência. Nele as rosas são como as palavras – “brasas”. E abre-se à memória, contempla o quintal, a casa, as cicatrizes. Tem sua própria mitologia, além daquele furor erótico telúrico com suas éguas e suas amadas escarlates que esplendem no labirinto”.
Na contracapa, estão depoimentos do escritor, ensaísta e tradutor Marco Lucchesi e do crítico literário André Seffrin. Para Lucchesi “José Inácio Vieira de Melo é um poeta que emociona. Ele vai ao cerne das coisas. Com uma leveza na pronúncia, com uma forma delicada nos versos e com uma brisa fresca que atravessa o sertão das palavras”. Já para Seffrin, é “Surpreendente a mobilidade desta poesia, acelerada e cantante como água de rio montanhoso. Evidente sua força telúrica, de observação e conversão da paisagem humana em lirismo amoroso ou erótico e por vezes em quadros rurais de calendário imemorial”.
José Inácio Vieira de Melo é poeta, jornalista e produtor cultural. Tem cinco livros de poemas publicados: Códigos do silêncio (2000), Decifração de abismos (2002), A terceira romaria (2005), A infância do Centauro (2007) e Roseiral (2010). Publicou também o livrete Luzeiro (2003) e o CD de poemas A casa dos meus quarenta anos (2008).
Organizou Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004), a agenda Retratos Poéticos do Brasil 2010 (2009) e a coletânea Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI (2011). Participa das antologias Pórtico Antologia Poética I (2003), Sete Cantares de Amigos (2003), Voix croisées: Brésil-France (2006), Roteiro da poesia brasileira – Anos 2000 (2009) e Poesia Brasileira em Paris (2011).
Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia (2005) e a Praça de Cordel e Poesia, na 9ª Bienal do Livro da Bahia (2009), assim como dos projetos A Voz do Poeta (2001) e Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007), ambos em Salvador. Foi co-editor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008. Sua poesia tem sido publicada em vários jornais, revistas, sites e blogs do Brasil e do exterior. Tem poemas traduzidos para os seguintes idiomas: espanhol, francês, inglês e finlandês.

Livro: 50 poemas escolhidos pelo autor
Autor: José Inácio Vieira de Melo
Editora: Edições Galo Branco
Páginas: 100
Preço: 
R$ 25,00

Contatos:
José Inácio Vieira de Melo
(73) 8845 5399 / (73) 3526 1936

6 comentários:

Lidi disse...

SUCESSO, Inácio.

Donizete Galvão disse...

Sucesso na noitada. Parabéns.

Donizete

Gilberto Mendonça Teles disse...

Parabéns, José Inácio.
Abraço do Gilberto.

Cyro de Mattos disse...

Parabéns, Zé Inácio. Seja feliz com mais um livro de poesia de sua boa lavra. Se estiver aí em Salvador na data do lançamento, irei lhe dar um abraço e receber seu autógrafo.
Vou divulgar o evento aqui no sul da Bahia.

Érica Azevedo disse...

Parabéns, Inácio!

Anônimo disse...

José Inácio Vieira de Melo, aqui é o Valdeck Almeida de Jesus, poeta, jornalista e escritor.

Comprei teu livro no lançamento e viajei, literalmente, com ele. Estou no Rio, participando da Bienal Internacional do Livro e, sempre, com os 50 poemas embaixo do braço. Estou adorando.

Valdeck Almeida de Jeuss
www.galinhapulando.com