terça-feira, 29 de setembro de 2009

A PASSAGEM DO POETA ROBERVAL PEREYR POR JEQUIÉ - A CIDADE SOL



O poeta Roberval Pereyr esteve conosco em Jequié, na noite de 26 de setembro. Veio na companhia de sua esposa Bárbara. Sua participação no projeto Travessia das Palavras foi singular. Roberval é um poeta singular. Claro que o evento contou com a participação especialíssima do Grupo Concriz, da cidade de Maracás, que deu um brilho especial para a nossa noite de poesia. A foto acima é da participação do Roberval no projeto Uma Prosa Sobre Versos, em Maracás, no dia 11 de julho de 2008. Como podemos ver, Roberval está cercado de crianças e jovens, portanto está guarnecido pela mais pura poesia das crianças e pela imortalidade dos jovens. Vamos terminar esse bate-papo postando um dos belos poemas de Roberval Pereyr. Abraços.

JIVM


HERANÇA


Não trago mais que esta sede
de combinar erro e sonho
no mesmo triste compasso
no mesmo canto difuso

não trago mais que a saudade
do meu último (des)encontro
comigo e contigo (elo
selando a nossa desdita)

não trago mais que remorsos
de ter ferido ferido
meu mais íntimo reduto
em que o meu deus (santo e urso)
habitava (já não habita):

agora estou só: meu peito
é templo roto, ruído
e não sou mais que um soluço
sussurrado no deserto

(num deserto de sussurros)

e o medo com seus fantasmas
e o vento com seus enigmas
já me invadem, já me alarmam

e não trago mais que o estigma
dos que na vida perderam
a briga, os irmãos, a casa
e hoje perdidos vagam
por entre sombras e abismos.


ROBERVAL PEREYR

Um comentário:

Gibran Sousa disse...

O título "herança" amplia o desejo depois, pois já então conclui - outrossim - não ser desejo. E sim, sobretudo, uma reza de prévias necessidades: de nãos e senãos. Por isso, novamente aqui: santo e urso, santo e urso, santo e urso e urso e urso...