sexta-feira, 8 de abril de 2022

XII COLETÂNEA SÉCULO XXI - HOMENAGEM AO POETA JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO




Acabei de receber a XII Coletânea Século XXI, da PoeArt Editora, de Volta Redonda, Rio de Janeiro, que foi feita em minha homenagem. Agradeço ao editor Jean Carlos Gomes pela deferência a mim oferecida e cumprimento aos mais de 50 escritores que participam da coletânea - alguns, bons poetas; outros, em processo de evolução. Agradeço, sobremaneira, aos grandes artistas da palavra que muito me honraram com textos sobre minha obra. Como não tenho como postar imagens com todos os textos, cito os nomes de seus autores, em ordem alfabética: Ana Luiza, Anderson Braga Horta, Antonio Miranda, Astrid Cabral, Christovam Chevalier, Denise Emmer, José Eduardo Degrazia, Lourdes Sarmento, Luiz Otávio Oliani, Raquel Naveira, Ricardo Vieira Lima, Ruy Espinheira Filho, Salgado Maranhão, Sandra Santos, Tanussi Cardoso, Thiago Amud e Thiago Thiago de Mello. Vai também o meu agradecimento ao fotógrafo Ricardo Prado, autor da foto da capa, e às artistas plásticas Gisele Alba Natali (in memoriam) e Hallina Beltrão, pelos dois retratos maravilhosos que ilustram o livro. Mais uma vez, muito obrigado a todos por este reconhecimento.




José Inácio Vieira de Melo é a voz poética do nordeste. Hoje. Sua poesia nos leva à magia dos cavaleiros lunares dos agrestes, das estrelas que caem da noite sobre a seca sem tréguas. E canta os desvalidos descalços com rostos cavados pela fome e pela sede. É um poeta singular de ritmo próprio, densa temática e domador de metáforas surpreendentes. Sem dúvida, sua Poesia veio para ficar.
Denise Emmer
poeta e musicista.

Nenhum comentário: