segunda-feira, 9 de abril de 2012

VERÔNICA DE VATE - LUIZ NATIVIDADE

Luiz Natividade é natural  de Junqueiro, Alagoas, nasceu em  07 de maio 1961, filho de Benicio Natividade Costa e Maria Edite Costa. Veio para a Bahia para estudar e por aqui ficou. Foi batizado e registrado como JOSE LUIZ COSTA, depois entrou na justiça para ratificação de documentos, solicitando o sobrenome da família, NATIVIDADE, que seu pai, por falta de instrução, não o colocou na sua certidão de nascimento. Teve uma infância feliz no Sítio Vazia de Cima, onde morou até os 6 anos de idade, vendo as festas populares, como Guerreiro, Diana, Chegança e Reisado. Depois seu pai transferiu a família para a cidade de Junqueiro, Alagoas,  em 1966. Aprendeu com o tio, a fazer suas primeiras cordas de palha de coqueiro e colher da pau. Passava suas tardes na carpintaria do mestre Manoel Marques, homem de inteligência brilhante, Mestre de obras, Carpinteiro, incentivador da cultura popular na Cidade. Cresceu vendo sua Mãe riscando, desenhando, costurando e bordando  roupinhas de bebê. Isso contribuiu para sua formação de desenhista. Iniciou seus estudos na Cidade de Junqueiro.   ABC na escola RURAL; depois no  Padre Aurélio Góis;  e a seguir no  Ginásio Nossa Senhora  Divina Pastora. Em 1980 muda-se para Salvador, onde completou seus estudos. Formado em Artes Plásticas, pela  UFBA  (Universidade Federal da Bahia), Escola de Belas Artes, em 1993. Realizou mais de 50 exposições nos seus 30 anos de arte. Sua primeira foi na cidade de Castro Alves, BA, em 1985  a convite do artista plástico Balbino Azevedo; a segunda, na sua cidade Natal, Junqueiro, AL, em 1985. Idealizador do projeto Natividade de Xilogravura, levando essa arte milenar aos quatro canto do Brasil, fazendo cursos, oficinas e palestras de xilogravuras. Tornou-se empreendedor individual em 2010 com literatura e cordel, trazendo a Mini Literatura de Cordel e o manual de xilogravura. Poeta, desenhista,  pintor, xilogravador e escritor, já escreveu os cordéis Marieta que eu vi viver, O homem da mesa, Manual de Xilogravura - uma idéia feita a mão, O orgulhoso que tropeçou na sorte, O Mendigo que virou Senador, Junqueiro minha vida  e vários outros. Mantém o blog www.natividadexilo.blogspot.com, onde divulga seus trabalhos. 

Luiz Natividade e Jotacê Freitas abrirão o quinto ano do projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás, no Vale do Jiquiriçá. O evento acontecerá no dia 13 de abril, às 19 h 30 min, no Auditório Municipal de Maracás, com entrada gratuita. Os dois cordelistas serão homenageados pelos grupos Concriz, da cidade de Maracás, e Flor de Mandacaru, da cidade de Planaltino, que recitarão seus cordéis. O evento será aberto pelo Grupo Luzeiro, liderado pelo violeiro Nel velame. Após os recitais, Natividade e Jotacê baterão um papo com José Inácio Vieira de Melo e responderão as perguntas do público.

No dia seguinte, 14 de abril, os dois cordelistas participarão do projeto Palavra de Poeta, na cidade de Planaltino, onde serão recebidos pelos grupos de recitadores da cidade: Grupo Renascer e Flor de Mandacaru. E muito mais. Eventos imperdíveis!

LUIZ NATIVIDADE EM ATIVIDADE:





Um comentário:

ZILDA disse...

GOSTARIA DE APRENDER A FAZER!
PODE SER FEITO NO CARBONO E DEPOIS TRANSFERIR?
É UMA ARTE DIFERENTE.