quarta-feira, 24 de setembro de 2014

JIVM NA 7ª FEIRA DO LIVRO - FESTIVAL LITERÁRIO E CULTURAL DE FEIRA DE SANTANA


Literatura Contemporânea de Alagoas

O galope de Ulisses, antologia poética de José Inácio Vieira de Melo

7ª Feira do Livro de Feira de Santana (23 a 28.09.2014)

Programação de 24.09.2014 (Quarta-feira)

MATUTINO

8h - Acolhida com os animadores culturais
Local: Área da Feira

8h30min às 10h - Exibição de filmes
Local: Auditório Juracy Dórea

9h - Apresentação dos Colégios Estaduais
• Colégio Estadual São João da Escócia
Tema: Pluralidade cultural - Somos mestiços mulatos... Somos a nação brasileira!
• Colégio Estadual Ecilda Ramos de Souza
Projeto: Poesia
Local: Palco Dorival Caymmi

10h - O Escritor e a Feira V - Conversa com o Autor: Luiz Ruffato
Local: Auditório Roberval Pereyr

10h e 10h30min - Contação de história: Luciene Souza e Pinduka
Local: Arena Bety Coelho

10h e 10h30min - Contação de história: Ana Rita Neves
Local: Auditório Juracy Dórea

11h - Contação de história: Luciene Freitas Mota
Local: Auditório Roberval Pereyr

11h - Apresentação cultural: Grupo União de Bonfim de Feira
Local: Palco Dorival Caymmi

VESPERTINO

13h30min às 15h e 16h às 18h - Exibição de filmes
Local: Auditório Juracy Dórea

14h - Apresentação cultural dos Colégios Estaduais
• Colégio Estadual João Campos - Riachão do Jacuípe
Projeto: O Marulho: novos sons da poesia jacuipense
• Colégio Estadual Cônego Cupertino de Lacerda – Bonfim de Feira
Projeto: Crônicas de Canabrava: outras veredas
Local: Palco Dorival Caymmi

14h30min - Apresentação cultural: Índios Kiriri - Banzaê
Local: Palco Dorival Caymmi

14h - O Escritor e a Feira V - Conversa com o Autor: Luiz Ruffato
Mediadora: Maria Helena da Rocha Besnosik
Local: Auditório Roberval Pereyr

15h e 15h30min - Contação de história: Luciene Souza e Pinduka
Local: Arena Bety Coelho

15h30min - O Escritor e a Feira V – Recital do “Poetinha” (Vinicíus de Morais)
• Com estudantes do Curso de Letras da UEFS
Local: Palco do Cordel Patativa do Assaré

16h - O Escritor e a Feira V – Mesa-redonda: Literatura Contemporânea de Alagoas
Palestrantes: Carlito Lima, Ricardo Cabús, José Inácio Vieira de Melo e José Geraldo W. Marques
Mediador: Roberval Pereyr
Local: Auditório Roberval Pereyr


18h - O Escritor e a Feira V - Lançamentos

Livro: Caminhando pela cidade
Autora: Cíntia Portugal

Livro: O herói está de folga
Autor: Dênisson Padilha

Livro: Cacos inconexos (poesia)
Autor: Ricardo Cabús

Livro: O galope de Ulisses
Autor: José Inácio Vieira de Melo


Livros: Confissões de um capitão
Convescote na Praia da Sereia
Autor: Carlito Lima

Livro: Use o cinto de segurança
Autor: Rafael Medeiros

Título: Raízes Kiriris
Autores: Elen de Oliveira Teles, Antonio Marcos Araújo dos Santos e Luiz Oliveira de
Santana

Livro: Pé de palhaço, pé de bailarina
Autora: Sandra Popoff

Local: Praça do Cordel Patativa do Assaré

NOTURNO

19h - Música instrumental na Bahia V: Tito Pereira
Local: Palco Dorival Caymmi

20h - Música instrumental na Bahia V: Banda Garage
Local: Palco Dorival Caymmi

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

LANÇAMENTO DE "O GALOPE DE ULISSES" EM SALVADOR



O galope de Ulisses, nova antologia poética
 de José Inácio Vieira de Melo, chega ao público

O galope de Ulisses, antologia poética de José Inácio Vieira de Melo, é a mais nova publicação da Editora Patuá, que vai ser lançada em Salvador, no restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, no dia 23 de setembro (terça-feira), a partir das 19 horas.

Para fazer a seleção, organização e prefácio da nova obra de JIVM, a Patuá convidou o poeta e ensaísta carioca Igor Fagundes, que escolheu setenta poemas, dos seis livros publicados até agora por José Inácio, para comporem a paisagem poética da antologia.

No prefácio, Igor faz um alentado estudo sobre a obra de JIVM, para o qual deu o título “O cacto das musas”, e dividiu o poemário em quatro partes: “Galopar na infância é a minha metafísica”, “No sertão, o princípio do enigma, o galope para dentro de redemoinho”, “Quando o homem chega dentro da criança, o infinito cai e a casa começa” e “Pois a verdade – a verdade verdadeira – é escutar no canto a imensidão”, que são versos retirados de alguns poemas que estão na antologia.

            Na contracapa, Igor, em um texto síntese, dá a medida certa de O galope de Ulisses: “Reunida a obra de José Inácio Vieira de Melo em um único-múltiplo itinerário, percorremos com o poeta uma viagem de renúncia dos seus lugares prévios de identificação e acomodação; de suspensão do conhecido e familiar, em nome da escuta do desconhecido e silente, de um perigoso canto advindo das sereias sertanejas, rumo ao sem-lugar – sertão – em que o humano se perde e se ganha em meio ao cacto das musas. De uma cronológica a uma ontológica infância, a poesia-vida aí se firma como um bem da terra, uma cultura possível da imensidão, onde cada um conquista a solidão de sua diferença”.

            Igor Fagundes é também professor de Filosofia, Estética e Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de sete livros, coautor de trinta, e organizador de outros três. Doutor em Poética com a tese A incorporação – Poética na encruzilhada, na qual a obra de José Inácio Vieira de Melo comparece como parte de uma dramaturgia mítico-filosófica.

A obra de JIVM tem merecido a atenção de grandes nomes da literatura de língua portuguesa – como Ronaldo Correia de Brito, Gonçalo M. Tavares e Salgado Maranhão – e já alcançou considerável reconhecimento de público. E é por conta dessa popularidade, aliada a qualidade de sua poesia, toda perpassada por uma seiva telúrica, que a Patuá publica O galope de Ulisses, sua segunda antologia. A primeira, publicada em 2011 pelas Edições Galo Branco, foi inserida na coleção 50 poemas escolhidos pelo autor e contou com apresentação de Affonso Romano de Sant’Anna, André Seffrin e Marco Lucchesi.

José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. Publicou os livros Códigos do silêncio (2000), Decifração de abismos (2002), A terceira romaria (2005), A infância do Centauro (2007), Roseiral (2010), Pedra Só (2012) e a antologia 50 poemas escolhidos pelo autor (2011).

Organizou Concerto lírico a quinze vozes: Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004) e Sangue Novo: 21 poetas baianos do século XXI (2011). Participa de várias antologias no Brasil e no exterior, dentre elas Roteiro da poesia brasileira: Anos 2000 (São Paulo, 2009), Impressioni d’Italia: Piccola antologia di poesia in portoghese con traduzione a fronte (Napoli, 2011), En la otra orilla del silencio: Antologia de poetas brasileños contemporáneos  (Cidade do México, 2012), Traversée d’océans: Voix poétiques de Bretagne et de Bahia (Paris, 2012).

Coordenador e curador de vários eventos literários, como a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª  Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013), em Salvador, e o Cabaré Literário, na I Feira Literária Ler Amado, em Ilhéus (2012). Desde 2009 é curador do projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás. Tem poemas traduzidos para o alemão, espanhol, finlandês, francês, inglês e italiano. Foi coeditor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008.

O restaurante Casa de Tereza fica na Rua Dr. Odilon Santos, 45 (em frente à CAIXA), no Rio Vermelho, em Salvador. O lançamento começa às 19 horas.


Livro: O galope de Ulisses
Autor: José Inácio Vieira de Melo
Seleção, organização e prefácio: Igor Fagundes
Editora: Patuá
Páginas: 150
Preço: R$ 40,00


Contatos:

José Inácio Vieira de Melo
(73) 8845 5399 / (73) 3526 1936

Igor Fagundes
(21) 99621 1075 / (21) 2269 6631
E-mail: igortsfagundes@gmail.com

terça-feira, 16 de setembro de 2014

ANDRÉ GUERRA E BRUNO GAUDÊNCIO NO PROJETO UMA PROSA SOBRE VERSOS - 7ª EDIÇÃO



Iniciado em março de 2008, o projeto Uma Prosa Sobre Versos (UPSV) se destaca como uma experiência de sucesso no rol dos eventos literários com foco na produção poética. Autores de vários cantos do país já participaram da programação, a exemplo de Roberval Pereyr (BA), Jorge de Souza Araujo (BA), Astrid Cabral (AM/RJ), Ruy Espinheira Filho (BA), Salgado Maranhão (MA/RJ), Alexandre Bonafim (MG/GO), Igor Fagundes (RJ),Helena Ortiz (RS/RJ), Lima Trindade (DF/BA), Raimundo Gadelha (PB/SP),Myriam Fraga (BA), Antonio Miranda (MA/DF) e José Inácio Vieira de Melo(AL/BA), dentre tantos outros artistas da palavra, que trouxeram o brilho de suas obras e suas presenças. 
Realizado pela Prefeitura de Maracás, ao longo desses anos o UPSV tem contado com valiosos parceiros: o Grupo Concriz, formado por recitadores de poesia, que monta um espetáculo a partir do trabalho de cada escritor; o artesão Manoel Paciência, responsável pelo ornamentação e iluminação do espaço do evento; e o poeta e jornalista José Inácio Vieira de Melo, curador do projeto e importante mobilizador e divulgador da cultura de Maracás. 
A primeira noite do UPSV - edição 2014, foi com o poeta Celdo Braga e o Grupo Imbaúba, que trouxeram os cantos e encantos do estado do Amazonas.
Agora, é a vez da poesia paraibana, que será representada por Bruno Gaudêncio, poeta da cidade de Campina Grande. Teremos também o talentoso poeta baiano André Guerra, soteropolitano radicado em Vitória da Conquista.
O evento acontecerá no Auditório Municipal de Ivonete Dias, em 20 de setembro, a partir das 19h30. Entrada gratuita.

 
André Guerra
André Guerra é um bicho da cidade, em busca de si. Natural de Salvador-BA, reside com sua família em Vitória da Conquista desde 2012. Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Membro da Academia Conquistense de Letras. Estreou no mundo poético participando da antologia Sangue Novo - 21 poetas baianos do século XXI (org. José Inácio Vieira de Melo). Em 2013 lançou seu primeiro livro solo, "Casa de Espelhos", pela Edições UESB. O livro foi vencedor do Prêmio Zélia Saldanha, da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

 
Bruno Gaudêncio
Jovem Escritor, Jornalista e Historiador, Bruno Gaudêncio nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 02 de Dezembro de 1985. é autor dos livros Ofício de engordar as sombras (Poemas, 2009), Cântico voraz do precipício (Contos, 2011), Acaso caos (Poemas, 2013) e Memorial da indústria: a história da Bentonit União Nordeste (Ensaio, 2013). Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Jornalismo e História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde atualmente é professor. Membro da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG), Sócio efetico do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), além de membro do Conselho de Cultura do município. Co-editor da Revista Eletrônica de Literatura Blecaute (http://revistablecaute.blogspot.com/). Tem poemas, contos, ensaios, artigos e resenhas publicados em diversos jornais, revistas, sites e blogs de literatura e cultura em geral, no Brasil e no Exterior.